Intérprete de Libras
0 Avaliações

Intérprete de Libras: em atuação na educação infantil e no ensino fundamental


Cristina B. F. de Lacerda
Disponibilidade: Indisponível ISBN 9788577060474 8ª ed. 96 p. 16 cm x 23 cm

Aprofundando um tema discutido nas outras três obras sobre letramento das minorias, Cristina Lacerda faz uma contribuição ímpar sobre o papel dos intérpretes de língua de sinais (ILS) no letramento dos surdos incluídos em escolas regulares. Relata e analisa experiências de bidocência em escolas públicas: a presença simultânea da professora regente de classe e dos ILS em salas de aula para acompanhar crianças surdas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Ressalta o caráter ético e de responsabilidade desses profissionais com a formação integral dos surdos, analisa as diferenças entre traduzir e interpretar em Libras, os limites e possibilidades da atuação dos ILS nas escolas, mostrando a complexidade da tarefa e trazendo ricas orientações a respeito. Nos capítulos finais, alerta sobre a necessidade de formação em serviço desses intérpretes, de sua participação mais efetiva no planejamento e na organização do ambiente pedagógico.
 

R$ 48,00 R$ 43,20 Em até 6x de R$ 7,20 sem juros

Sumário

Apresentação
Sobre linguagem e surdez: a “palavra” no processo de conhecimento
Tradutor/intérprete: um ato ético e de responsabilidade

Interpretação/tradução: história, limites e possibilidades
Traduzir versus interpretar
Aspectos linguísticos, culturais e situacionais
Diferenças entre o traduzir e o interpretar
Compreender as ideias para além da palavra

O Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (ILS)
Legislação sobre a Libras e suas implicações para a atuação do intérprete
Os ILS e a escola para os surdos
ILS no Brasil
A formação de intérpretes
O Intérprete Educacional (IE)

Escolas e intérpretes

As ILS na educação infantil
A educação infantil para as crianças surdas
O papel das ILS e as professoras da educação infantil
A relação das ILS com as professoras
A relação das ILS com os alunos surdos
O domínio restrito de Libras pelas crianças e as estratégias das ILS
Formação das ILS em serviço
Conhecimento da escola e das ILS sobre a surdez

As ILS no ensino fundamental
Uma proposta que assegure o direito à formação integral
O papel das IE no ensino fundamental (primeira etapa)
A relação das ILS com os alunos surdos
A relação das ILS com as professoras
A relação das ILS com a escola
A organização pedagógica e a participação das ILS
A formação em serviço das ILS
Participação das ILS no planejamento escolar

O papel de ILS na educação infantil e no ensino fundamental

Referências


Anexo 1 - Programa escolar inclusivo bilíngue

BNCC

Níveis de Educação

Educação Infantil
Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Temas Abordados

Alfabetização
Aprendizagem
Bidocência
Docência
Formação continuada
História da educação
Inclusão
Interação
Intérprete de Libras
Letramento
Libras
Língua portuguesa
Pesquisa em educação
Políticas públicas
Relação professor/aluno
Surdez
Newsletter

Assine nossa newsletter