Leitura e escrita
0 Avaliações

Leitura e escrita: no contexto da diversidade


Ana Claudia B. Lodi et al. (Orgs.)
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788587063847 6ª ed. 112 p. 16 cm x 23 cm

Fazendo parte do conjunto de obras que versam sobre letramento e minorias, reúnem-se aqui estudos voltados mais intensamente às dificuldades de letramento dos alunos incluídos na escola regular. Destacam-se temas de vanguarda, tais como a escrita do poder e o poder da escrita, a linguagem do brincar e do faz de conta no processo de alfabetização, o uso de recursos midiáticos no letramento dos surdos e o necessário diálogo com as famílias na inclusão de alunos com deficiências mentais. As contribuições em relação ao tema resultam de muitos estudos e experiências das autoras em assessoria a escolas do país.
 

R$ 49,00 R$ 44,10 Em até 6x de R$ 7,35 sem juros

Sumário

Apresentação

A linguagem no brincar: repercussões do
“faz de conta” para o processo de letramento

Maria Cecília Rafael de Góes
Patricia Lopes

O poder da escrita e a escrita do poder
Ana Claudia B. Lodi

Contribuições para o debate sobre a política de inclusão
Adriana Lia Friszman de Laplane

Concepções de leitura e de escrita e educação de surdos
Lodenir Becker Karnopp
Maria Cristina da Cunha Pereira

A escrita como fenômeno visual nas práticas
discursivas de alunos surdos

Zilda Maria Gesueli

O recurso midiático como portador de texto no letramento
de crianças surdas

Sandra Regina Leite de Campos
Débora Caetano Kober
Alexandre Jurado Melendes

O (não) ser surdo em escola regular:
um estudo sobre a construção da identidade

Fabiana Martins Rodrigues Soares

Educação universitária: reflexões sobre uma inclusão possível
Kathryn Marie Pacheco Harrison
Ricardo Quiotaka Nakasato

Encontros e desencontros da língua escrita na educação de surdos
Liliane Ferrari Giordani

A pedagogia da diferença para o surdo
Gisele Maciel Monteiro Rangel
Marianne Rossi Stumpf

A escrita e os alunos deficientes mentais nas escolas
comuns e especiais

Maria Inês Bacellar Monteiro

O olhar de pais de sujeitos com deficiência mental sobre o letramento e escolarização/inclusão de seus filhos
Evani Andreatta Amaral Camargo

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Fundamental - Anos Finais
Educação Infantil
Ensino Médio
Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Temas Abordados

Alfabetização
Alunos com deficiências
Ambiente educativo
Diferenças
Diversidade
Docência
Escrita
Formação continuada
Inclusão
Letramento
Libras
Ludicidade
Políticas públicas
Produção textual
Relação escola-família
Surdez
Newsletter

Assine nossa newsletter