Letramento e minorias
0 Avaliações

Letramento e minorias


Ana Claudia B. Lodi et al. (Orgs.)
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788587063649 8ª ed. 160 p. 16 cm x 23 cm

Com valioso prefácio de Carlos Skliar, esta obra é a primeira de quatro que discutem o tema letramento e minorias, identificadas pela imagem de mãos de cores diferentes em alusão à diversidade do contexto educacional e à língua de sinais na educação de surdos. O tema central é a problemática da alfabetização e letramento dos alunos incluídos em escolas regulares do país, diante da diversidade sociocultural e da complexidade de os professores lidarem com suas necessidades especiais, tais como a surdez e a deficiência mental, entre outras. Os textos discutem a concepção de escola inclusiva e do fracasso escolar em leitura e escrita de alunos das classes populares, de alunos surdos e com outras deficiências, trazendo estudos teóricos e relatos de experiências pedagógicas desenvolvidas em torno dessa problemática por estudiosos e professores atuantes na área. 


 

R$ 53,00 R$ 47,70 Em até 6x de R$ 7,95 sem juros

Sumário

Prefácio

A pergunta pelo outro da língua e a pergunta pelo mesmo da língua
Carlos Skliar

Introdução
A escola, o fracasso escolar e a leitura

Carlos Sánchez

Sobre a natureza dos erros, especialmente os de grafia
Sírio Possenti

Letramento e surdez: um olhar sobre as particularidades dentro do contexto educacional
Ana Claudia B. Lodi
Kathryn Marie P. Harrison
Sandra Regina L. de Campos

Papel da língua de sinais na aquisição da escrita por estudantes surdos
Maria Cristina da Cunha Pereira

Língua de sinais e língua portuguesa: em busca de um diálogo
Lodenir Becker Karnopp

Transcrições de língua de sinais brasileira em sign writing
Marianne Rossi Stumpf

O surdo como contador de histórias
Antônio Carlos Cardoso Alves
Lodenir Becker Karnopp

A construção da oralidade e da escrita a partir das narrativas orais dos contos de fada
Ivone Panhoca

Política pública de inclusão de minorias e maiorias
Fernando José de Almeida

Tecnologia e ensino inclusivo: uso do computador por crianças e adolescentes com deficiência visual
Adriana Lia Friszman de Laplane
Celma dos Anjos Domingues

A escolarização da pessoa com deficiência mental
Maria Cecília Carareto Ferreira

O conceito de zona de desenvolvimento proximal: reflexões sobre a questão da inclusão
Ana Paula de Freitas

Alunos surdos e experiências de letramento
Maria Cecília Rafael de Góes
Dulcéria Tartuci

O intérprete educacional de língua de sinais no ensino fundamental: refletindo sobre limites e possibilidades
Cristina B. F. de Lacerda

Questões do intérprete da língua de sinais na universidade
Ricardo Sander

Educação de surdos e questões de norma
Regina Maria de Souza

Surdos: um debate sobre letramento e minorias
Ottmar Teske

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Médio
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ensino Fundamental - Anos Finais
Ensino Superior
Educação Infantil

Temas Abordados

Alfabetização
Alunos com deficiências
Carlos Skliar
Diferenças
Diversidade
Docência
Erro construtivo
Escrita
Formação continuada
Inclusão
Intérprete de Libras
Leitura
Letramento
Lev Vygotsky
Libras
Língua portuguesa
Literatura
Metodologias
Políticas públicas
Surdez
Newsletter

Assine nossa newsletter