Removendo barreiras para a aprendizagem
0 Avaliações

Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva


Rosita Edler Carvalho
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577061266 11ª ed. 128 p. 17 cm x 25 cm

Esta publicação é uma obra clássica na literatura sobre inclusão, uma das primeiras obras escrita por uma incansável defensora da igualdade de direitos e de oportunidades de aprendizagem para todos os alunos, Rosita Edler Carvalho, detentora de Medalha de Honra ao Mérito Educativo, outorgada pela Presidência da República. Ela inicia este livro abordando aspectos históricos da educação especial, políticas públicas de inclusão e os princípios da Declaração de Salamanca que deram origem ao movimento universal da Escola para Todos. Apresenta, a seguir, consistentes argumentos e orientações sobre a necessidade de mudanças nas instituições educacionais, na prática pedagógica e na formação de professores para se alcançar uma educação inclusiva. A sua abordagem sobre inclusão é no sentido amplo do termo, isto é, da necessária remoção de barreiras de aprendizagem existentes, fatores responsáveis pelos altos índices de reprovação e exclusão de estudantes, principalmente de escolas públicas. Destaca-se o belo prefácio de Jussara Hoffmann: Inclusão: sonhar um sonho possível, que bem revela o espírito da obra.
 

R$ 48,00 R$ 43,20 Em até 6x de R$ 7,20 sem juros

Sumário

Prefácio
Mônica Pereira dos Santos
 
Educação especial: perspectivas para o próximo milênio
Introduzindo o tema
Uniformizando conceitos
Analisando as perspectivas entendidas
como expectativas, esperanças e probabilidades
 
Das necessidades educacionais especiais à remoção
de barreiras para a aprendizagem

As necessidades educacionais especiais no Relatório Warnock
As necessidades especiais na Declaração de Salamanca
Das necessidades educacionais especiais
à remoção de barreiras para a aprendizagem
 
Removendo barreiras para a aprendizagem
Considerações gerais
Removendo barreiras na prática pedagógica em sala de aula
 
Barreiras na organização do atendimento educacional
escolar de alunos com  distúrbios de aprendizagem

Conceituando os distúrbios de aprendizagem
Os distúrbios de aprendizagem e a culpabilização do aluno
Os distúrbios de aprendizagem e a educação especial
Removendo barreiras para a aprendizagem na
organização do atendimento educacional escolar
 
Inclusão escolar de alunos portadores de deficiência: desafios
Introdução
Refletindo sobre a exclusão
Os desafios à inclusão escolar das pessoas com deficiência
Os desafios nas políticas educacionais
A base ideológica
A quantidade e a qualidade da oferta educativa
O sentido e o significado da proposta inclusiva/integradora
A valorização do magistério
A terminologia adotada para o aluno da educação especial
A administração dos sistemas educativos
A organização do atendimento educacional escolar
Desafios em relação às recomendações de organismos internacionais
Desafios em relação à opinião dos deficientes e de suas famílias
 
Avaliação psicopedagógica na proposta inclusiva
 
Educação, educação especial e formação de professores
O “saber”
O “saber fazer”

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ensino Fundamental - Anos Finais
Educação Infantil
Ensino Médio

Temas Abordados

Alunos com deficiências
Ambiente educativo
Aprendizagem
Avaliação
Diferenças
Diversidade
Docência
Gênero e sexualidade
Gestão
Inclusão
Metodologias
Políticas públicas
Psicopedagogia
Newsletter

Assine nossa newsletter