Esta obra é um marco representativo no que se refere aos estudos sobre inclusão e escolarização. Reunindo um significativo grupo de estudiosos brasileiros, busca dar ênfase às análises mais atuais sobre a questão, associando-a às mudanças que têm sido implementadas no ensino regular, tanto no Brasil quanto em outros países, como Itália e Alemanha. O que se alcançou até este momento nas escolas? Podemos falar em educação inclusiva? Para que sujeitos? Com que práticas? Para responder a essas e outras questões que fazem parte do cotidiano dos educadores brasileiros, os autores analisam o momento histórico em que vivemos, as diferentes interpretações do termo inclusão, bem como discutem propostas de organização curricular, planejamento e avaliação, pautadas por uma maior flexibilidade, em direção a uma pedagogia que contemple elementos de cooperação e diálogo. Alguns textos versam sobre o trabalho que se vem desenvolvendo em escolas, apresentando cenas do cotidiano, ricos fragmentos de análise e de reflexão para o leitor sobre os contextos escolares e sobre a produção da diferença nesses espaços. Ao favorecer a emergência dessas diversas vozes, diz o Prof. Claudio Baptista, “a intenção foi apostar na pluralidade de perspectivas trazendo um debate atualizado sobre a temática da inclusão”.
Educar e incluir: introduzindo diálogos
Claudio Roberto Baptista
Educação especial e o medo do outro: attento ai segnalati!
Claudio Roberto Baptista
O quereres
Possibilidades?
Palavras finais
Dispositivos de inclusão: invenção ou espanto?
Marisa Faermann Eizirik
Verdade e jogos de legitimação
Diferença e exclusão
Dispositivos de poder/saber
Dispositivos de inclusão: um desafio para a educação
Em busca do espanto
Educação e inclusão: nós (im)possíveis
Simone Zanon Moschen
O lugar da fala
Os paradoxos da palavra
Nós impossível
Nós possíveis
Nós (im)possíveis: escolarização
Momentos históricos da escolarização
Jorge Alberto Rosa Ribeiro
Modo de escolarização feudal
Modo de escolarização moderno
O modo de escolarização contemporâneo
Considerações finais
A inclusão e seus sentidos: entre edifícios e tendas
Claudio Roberto Baptista
Questões iniciais
Inclusão e escolarização
Voltar à superfície
Para concluir: a construção de "tendas"
Inclusão escolar, formação continuada e pesquisa-ação colaborativa
Denise Meyrelles de Jesus
Formação continuada e inclusão escolar: conexões possíveis
Pesquisa-ação-reflexivo-crítico-colaborativa: algumas aproximações
Por que tantas palavras para nomear "um tipo de pesquisa"?
Epílogo
Docência(s) no contexto da educação inclusiva: uma perspectiva sistêmica
Simone Girardi Andrade
Situando o pensamento sistêmico e a educação
Biologia, cultura e educação
Alguns sentidos para o ato educativo
A ação pedagógica e educação inclusiva
Sistematizando compreensões
Integração/inclusão: desafios e contradições
Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
A educação e os serviços educacionais especiais
Ana e a escola
Pequenas considerações
Educação inclusiva: de quem e de quais práticas estamos falando?
Adriana Marcondes Machado
Cenas e pensamentos
Reduzir o social ao corpo do sujeito
Desigualdades Camufladas
Os falsos direitos
Os sujeitos que trilham os encaminhamentos
O homem "de bem" semianalfabeto
A criação de sujeitos culpados
Algumas considerações sobre essas cenas
Os encontros da saúde com a educação
A deficiência mental como produção social: de Itard à abordagem histórico-cultural
Maria Sylvia Cardoso Carneiro
Vygotski, a abordagem histórico-cultural e os estudos da defectologia: outras possibilidades de compreensão da constituição do sujeito
A educação de sujeitos com historia de deficiência
A educação de sujeitos com transtornos do espectro autismo: traços e circunstâncias
Carla Karnoppi Vasques
Claudio Roberto Baptista
Os sujeitos
Os serviços
Escola de Ensino Especial A
Rede Municipal de Ensino de Canoas
Sobre os educadores
Os percursos
Considerações finais
Educação e altas habilidades: incluir... Sim, mas como?
Nara Joyce Wellausen Vieira
Claudio Roberto Baptista
O aluno com altas habilidades - qual é ele?
A questão da equidade de oportunidades - Como atender as necessidades dos alunos com altas habilidades?
À guisa de conclusão
Sobre o organizador e os autores
Claudio Roberto Baptista (Org.)
17 cm x 25 cm
3ª ed. 176p.