O tema deste livro é de caráter singular e daí a sua grande importância em termos da escolarização dos surdos. A autora apresenta estudos realizados em salas de educação infantil e de ensino fundamental onde há a presença de dois educadores simultaneamente: a professora regente de classe e a intérprete de Libras. Dentre as questões analisadas, Cristina salienta a dificuldade de as crianças surdas de ambos os níveis compreenderem o papel de cada um dos profissionais que atua em sua sala de aula. Resultados pedagógicos positivos são alcançados, diz a autora, mas parece haver a necessidade de um esforço coletivo para que essas crianças surdas compreendam a função dos intérpretes de língua de sinais na escola. Em termos da atuação dos intérpretes, aponta para o fato de que eles precisam se desdobrar, atuando mais na construção da língua, na aquisição de conceitos e na fluência em Libras do que a interpretação dos ensinamentos da professora, pois a maior parte dos alunos surdos só encontra interlocutores em sua língua no espaço escolar. A leitura deste livro é indispensável a gestores, professores e pais que buscam uma escola onde as crianças surdas aprendam Libras e a língua portuguesa de forma a alcançar uma comunicação plena em sociedade.
Apresentação
Sobre linguagem e surdez: a “palavra” no processo de conhecimento
Tradutor/intérprete: um ato ético e de responsabilidade
Interpretação/tradução: história, limites e possibilidades
Traduzir versus interpretar
Aspectos linguísticos, culturais e situacionais
Diferenças entre o traduzir e o interpretar
Compreender as ideias para além da palavra
O Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (ILS)
Legislação sobre a Libras e suas implicações para a atuação do intérprete
Os ILS e a escola para os surdos
ILS no Brasil
A formação de intérpretes
O Intérprete Educacional (IE)
Escolas e intérpretes
As ILS na educação infantil
A educação infantil para as crianças surdas
O papel das ILS e as professoras da educação infantil
A relação das ILS com as professoras
A relação das ILS com as crianças surdos
O domínio restrito de Libras pelas crianças e as estratégias das ILS
Formação das ILS em serviço
Conhecimento da escola e das ILS sobre a surdez
As ILS nos anos iniciais ensino fundamental
Uma proposta que assegure o direito à formação integral
O papel das ILS nos anos iniciais
A relação das ILS com os alunos surdos
A relação das ILS com as professoras
A relação das ILS com a escola
A organização pedagógica e a participação das ILS
A formação em serviço das ILS
Participação das ILS no planejamento escolar
O papel de ILS na educação infantil e no ensino fundamental
Anexo 1 - Programa escolar inclusivo bilíngue
Cristina B. F. de Lacerda
16 cm x 23 cm
9ª ed. 96 p.