O tema deste livro é de caráter singular e daí a sua grande importância em termos da escolarização dos surdos. A autora apresenta estudos realizados em salas de educação infantil e de ensino fundamental onde há a presença de dois educadores simultaneamente: a professora regente de classe e a intérprete de Libras. Dentre as questões analisadas, Cristina salienta a dificuldade de as crianças surdas de ambos os níveis compreenderem o papel de cada um dos profissionais que atua em sua sala de aula. Resultados pedagógicos positivos são alcançados, diz a autora, mas parece haver a necessidade de um esforço coletivo para que essas crianças surdas compreendam a função dos intérpretes de língua de sinais na escola. Em termos da atuação dos intérpretes, aponta para o fato de que eles precisam se desdobrar, atuando mais na construção da língua, na aquisição de conceitos e na fluência em Libras do que a interpretação dos ensinamentos da professora, pois a maior parte dos alunos surdos só encontra interlocutores em sua língua no espaço escolar. A leitura deste livro é indispensável a gestores, professores e pais que buscam uma escola onde as crianças surdas aprendam Libras e a língua portuguesa de forma a alcançar uma comunicação plena em sociedade.