Fazendo parte do conjunto de obras que versam sobre letramento e minorias, reúnem-se aqui estudos voltados mais intensamente às dificuldades de letramento dos alunos incluídos na escola regular. Destacam-se temas de vanguarda, tais como a escrita do poder e o poder da escrita, a linguagem do brincar e do faz de conta no processo de alfabetização, o uso de recursos midiáticos no letramento dos surdos e o necessário diálogo com as famílias na inclusão de alunos com deficiências mentais. As contribuições em relação ao tema resultam de muitos estudos e experiências das autoras em assessoria a escolas do país.
Apresentação
A linguagem no brincar: repercussões do
“faz de conta” para o processo de letramento
Maria Cecília Rafael de Góes
Patricia Lopes
O poder da escrita e a escrita do poder
Ana Claudia B. Lodi
Contribuições para o debate sobre a política de inclusão
Adriana Lia Friszman de Laplane
Concepções de leitura e de escrita e educação de surdos
Lodenir Becker Karnopp
Maria Cristina da Cunha Pereira
A escrita como fenômeno visual nas práticas
discursivas de alunos surdos
Zilda Maria Gesueli
O recurso midiático como portador de texto no letramento
de crianças surdas
Sandra Regina Leite de Campos
Débora Caetano Kober
Alexandre Jurado Melendes
O (não) ser surdo em escola regular:
um estudo sobre a construção da identidade
Fabiana Martins Rodrigues Soares
Educação universitária: reflexões sobre uma inclusão possível
Kathryn Marie Pacheco Harrison
Ricardo Quiotaka Nakasato
Encontros e desencontros da língua escrita na educação de surdos
Liliane Ferrari Giordani
A pedagogia da diferença para o surdo
Gisele Maciel Monteiro Rangel
Marianne Rossi Stumpf
A escrita e os alunos deficientes mentais nas escolas
comuns e especiais
Maria Inês Bacellar Monteiro
O olhar de pais de sujeitos com deficiência mental sobre o letramento e escolarização/inclusão de seus filhos
Evani Andreatta Amaral Camargo
Ana Claudia B. Lodi et al. (Orgs.)
16 cm x 23 cm
6ª ed. 112 p.