Como levar os professores a descobrir o potencial mágico da leitura na escola? Para a autora, formar um aluno leitor é torná-lo curioso sobre o mundo em que vive, favorecer seu diálogo com pessoas de outros continentes e de outras culturas. Bons leitores transformam-se em pesquisadores, escritores e inventores. Será essa a concepção de leitura vigente no Ensino Fundamental? A autora apresenta projetos e práticas desenvolvidos nas escolas e questões pedagógicas atreladas a questões do erro e da avaliação em atividades de leitura, que permitirão ao próprio leitor responder à segunda questão.
Prefácio
Clarice Nunes
Introdução
A leitura na escola
A leitura e a construção do sentido: uma abordagem interacionista
Um texto sempre diferente de leitor para leitor
Estratégias de leitura
Os efeitos da obra no leitor
A mediação leitor/texto
A leitura crítica e transformadora: uma abordagem política-emancipatória
Ler é reescrever-se como sujeito
Leitura como prática social
A importância da leitura individual, silenciosa e curiosa
A leitura e a produção de sentidos: a abordagem discursiva
Leitura como interação social e interlocução
Um espaço de intersubjetividade
Como a escola colabora para a formação da história de leitura do aluno?
A leitura como decodificação: a abordagem estruturalista
A inculcação de modelos de leitura e escrita
O que significa “interpretar" o texto na escola?
Espaços de representação: em cada abordagem diferentes visões de mundo
Tempos e espaços de leitura nas escolas
Espaços e tempos da escola particular
Como a escola trabalha a leitura?
Como se configuram o espaço e o tempo na escola pública?
Será este o ambiente agradável para ler e ouvir histórias? Estudar?
As professoras: a leitura do silêncio
As professoras e suas histórias de leitura
O aluno leitor: o que lê e como lê?
Escola: espaço para gostar de ler?
Os livros de literatura
As outras leituras que circulam na escola
A leitura dos livros didáticos
O erro em atividades de leitura: as representações dos professores
Não existem erros de leitura?
Do “ler de novo” à investigação do pensamento do aluno
Afinal, qual é a resposta certa?
A verdadeira compreensão envolve diálogo
A leitura como passaporte para a vida