Linguagens geradoras: seleção e articulação de conteúdos em educação infantil

Código: 9788587063984
R$ 53,00 R$ 42,40
até 3x de R$ 14,13 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 42,40 sem juros
    • 2x de R$ 21,20 sem juros
    • 3x de R$ 14,13 sem juros
    • 1x de R$ 42,40 sem juros
    • 2x de R$ 21,20 sem juros
    • 3x de R$ 14,13 sem juros
  • R$ 42,40 Boleto Bancário
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

Planejamento, currículo, ação educativa e avaliação na Educação Infantil são os temas que compõem o texto de Gabriel Junqueira. Uma leitura que vem muito a propósito numa época em que se questiona o respeito às crianças em seus diferentes jeitos de ser e de aprender. Sua concepção de planejamento e de currículo tem, por pressuposto básico, uma leitura atenta das múltiplas linguagens do universo infantil. Através de um jeito detalhado de narrar sobre as coisas, como se conversasse com o leitor, pelos recortes de diálogo com crianças e exemplos de situações vividas com professoras que orienta, Gabriel dá concretude à sua ação mediadora, mostrando o quanto se pode contribuir para o desenvolvimento infantil por meio de um planejamento em respeito aos interesses e necessidades das crianças, observando-as atentamente e dialogando com elas no dia a dia das creches e pré-escolas. De brinde ao leitor, o belo e poético prefácio de Marcos Villela Pereira, professor e pesquisador da PUCRS.


Prefácio
Marcos Villela Pereira



Conteúdos-linguagens e linguagens geradoras
O que as crianças "querem porque precisam” saber?
Linguagens geradoras
Parte cheia e parte vazia do planejamento

Desemaranhando conceitos fundamentais
Linguagem como objeto de conhecimento
As diferenças entre linguagem e língua, fala e discurso
Peirce e o seu processo relacional de representação
Dinamismo e interdependência na produção de signos
E o que isso tem a ver com linguagens geradoras?

A proposta de seleção e articulação de conteúdos por meio de linguagens geradoras
Falando de situações de aprendizagem (e não de atividades)
A parte cheia do planejamento
Instrumento de planejamento/avaliação
dos conteúdos-linguagens
Sobre a utilização do instrumento
Avaliação: processo cotidiano de leitura e investigação
Produzindo signos sobre as crianças: registros de avaliação
Desenvolvendo projetos de trabalho: preenchendo a parte vazia do planejamento
Alguns exemplos de projetos e comentários
Projeto "Literatura”
Projeto “Sono...zzzzz..."
Relatórios de avaliação
Outros projetos
Projeto “Tudo cresce: as fases da vida"
Relatórios de avaliação
A história de um projeto que não foi adiante

Considerações finais


Gabriel de Andrade Junqueira Filho
17 cm x 25 cm
8ª ed. 144 p.

Produtos relacionados

R$ 53,00 R$ 42,40
até 3x de R$ 14,13 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos
  • Site Seguro

Editora Mediação - CNPJ: 01.602.177/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2021

Tema Agência Groomb | Plataforma Loja Integrada | Implantado por Consultor Net