Arte-Educação

Artes
Alta resolução +
R$ 52,00

A educação do olhar

no ensino das artes

Analice Dutra Pillar (Org.)
ISBN: 978-85-87063-32-8
ed. 176 p.
Esta obra refere-se ao papel dos professores de todas as áreas como educadores do olhar dos educandos, ampliando e coordenando as múltiplas leituras de imagens, oferecendo-lhes elementos teóricos e a possibilidade de discussão de significados. Arte-educadores de renome desenvolvem abordagens sobre leituras e releituras nas artes plásticas, visuais e dramáticas, sobre as relações entre arte e tecnologia, sobre a educação estética, sobre a imagem na literatura infantil e outros temas. Dada a importância dos estudos que contempla na área, o livro é considerado um clássico no gênero.
  • Sumário
    Apresentação

    Leitura e releitura
    Analice Dutra Pillar

    A compreensão do desenvolvimento estético
    Maria Helena Wagner Rossi

    Tecnologias, produção artística e sensibilização dos sentidos
    Diana Domingues

    As relações arte/tecnologia no ensino da arte
    Cláudia Zamboni de Almeida

    Convocações multissensoriais da arte
    Ana Claudia de Oliveira

    Escuelas de Pintura al Aire Libre do México:liberdade, forma e cultura
    Ana Mae Barbosa

    Educação estética, arte e cultura do cotidiano
    Marly Meira

    O ator e a visualidade: uma experiência com alunos/atores
    Mirna Spritzer

    As transformações da imagem na literatura infantil
    Susana Rangel Vieira da Cunha

    Dálmatas: amizade e preconceito
    Lezi Jacques Fleischmann

    Infância e imaginação: o papel da arte na educação infantil
    Sandra Richter
  • Trecho
    Apresentação
     
    Analice Dutra Pillar
     
    Olhar interdisciplinarmente a pré-escola requer, antes de mais nada, que o observador comece a se olhar. Uma incursão estética por si mesmo é um bom começo: cor e corte de cabelo atuais? Cor de batom, de sombra para os olhos e esmalte de unhas? Ah, você tem um estilo mais naturalista que dispensa tais artifícios?! Que tipo de tecidos e estampas você prefere vestir? Você gosta mais de saia e vestido ou prefere bermudas e calças compridas? Blusas, camisões ou camisetas? Roupas de fazer ginástica, moletons? Bolsa, mochila, pasta executiva ou sacola de feira? Qual a altura do salto de seu sapato? Ah, você usa tênis ou sandalinha bem baixinha...! E os adereços: Joias, bijuterias ou artesanato hippie? Tiara, lenço, brinco, colar, correntinha com pingente, anéis, pulseiras, fitinha de Nosso Senhor do Bonfim no pulso ou no tornozelo, correntinha de tornozelo...? Óculos ou lentes de contato? Você usa perfume? Ao vestir-se, você escolhe criteriosamente cada peça, buscando combinação entre elas, ou decide o estilo de acordo com seu estado de espírito naquele dia? Ah, você vai vestindo o que lhe aparece primeiro pela frente...! Você é organizada ou é daquelas que levam horas revirando tudo atrás de algo que se lembram de ter visto em algum lugar? Perde ou esquece coisas com facilidade? E seu jeito de andar, como é? Você é daquelas que vivem com manchas roxas pelo corpo, em virtude das trombadas com as quinas dos móveis? Tropeça e cai com facilidade? Olha por onde anda? É ligeira ou do tipo devagar e sempre? Segura as coisas com firmeza ou é do tipo que faz os amigos tremerem quando se oferece para ajudar a lavar a louça? E sua maneira de falar e cumprimentar as pessoas? Sua voz é alta ou baixa, estridente ou grave? Você fala muito ou pouco? Traz algum sotaque? Fuma? Masca chiclete? Vive de walkman para cima e para baixo? Existe alguma característica sua que chama a atenção das pessoas? Essas são algumas pistas, caso você se decida a experimentar a articulação do olhar interdisciplinar.
    Talvez o termo leitura não seja o mais apropriado para nomear o que fazemos e pensamos frente a uma imagem, nossa ou dos outros. Na busca de uma melhor denominação, outros termos surgiram, tais como interpretar, descrever, ver, olhar, observar. No entanto, nenhum deles contempla de modo adequado este ato.
    Este livro procura tecer uma abordagem ampla sobre os significados de leitura e as diversas possibilidades de leitura de imagens com base em teorias da arte e do ensino da arte. Ele começou a ser organizado a partir das discussões, das palestras e dos estudos dos alunos apresentadas nos Seminários Avançados "A Construção de Conhecimento em Arte, A Educação do Olhar e A Escola Eletrônica", que ocorreram no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, cujo foco incidiu sobre a leitura de imagens em diferentes contextos. Os vários capítulos têm como fio condutor possibilitar uma reflexão acerca dos conceitos de leitura, em especial a leitura de imagens, dos modos de constituição do olhar nas interações do sujeito com o mundo e da educação do olhar no ensino da arte em diferentes linguagens visuais.
    Finalizando, gostaria de agradecer a todas as pessoas que se envolveram na elaboração deste livro. É importante mencionar a grande contribuição das professoras doutoras Ana Claudia de Oliveira (PUC/SP) e Diana Domingues (UCS/RS), que, sensíveis ao ensino de arte, trouxeram grandes contribuições teóricas acerca da arte contemporânea para se pensar a arte na escola. Um agradecimento especial a Ana Mae Barbosa (USP/SP), com quem estamos sempre aprendendo.
    Queria registrar, também, meus agradecimentos ao Programa de Pós-Graduação em Educação, em especial ao professor Nilton Fischer (in memoriam) e à professora Margarete Axt, que viabilizaram e incentivaram a realização deste trabalho. Aos alunos dos Seminários Avançados, pelas discussões e pela ideia de criarmos este livro. E aos colegas do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE), vinculado ao PPGEDU/UFRGS, pelas discussões e pelo auxílio de diferentes formas.

Sugestões de outros títulos:

carregando...