Fundamentos Pedagógicos

Fundamentos pedagógicos
Alta resolução +
De R$ 48,00 por R$ 38,40

Aprendizagem significativa

modalidades de aprendizagem e o papel do professor

Júlio César Furtado dos Santos
ISBN: 978-85-7706-025-2
ed. 96 p.
Leitura recomendada a estudantes de todas as licenciaturas e professores de qualquer segmento de ensino, além de gestores e coordenadores pedagógicos. Apresenta, em forma de diálogo com o leitor, fundamentos teórico- práticos sobre o ato de aprender sob o ponto de vista de diferentes correntes epistemológicas. Júlio Furtado tem por foco as condições essenciais para uma aprendizagem significativa nas escolas e o papel dos professores nesse sentido. Nos capítulos finais, ilustra as suas considerações com exemplos práticos e coerentes aos fundamentos teóricos.
  • Sumário
    Introdução

    Aprendizagem e condicionamento
    Memórias de uma professora: o início de carreira
    Aprendizagem como condicionamento
    Condicionamento clássico
    Condicionamento operante
    Aprendizagem de respostas múltiplas
    Aprendizagem por insight

    Processos gerais da aprendizagem
    Memórias de uma professora: os primeiros questionamentos
    A atenção
    Formação de conceito
    Habituação
    Memória
    Percepção
    Solução de problemas
    Raciocínio

    Condições requeridas para a aprendizagem
    Memórias de uma professora: tentando de tudo um pouco
    A motivação
    Interesse
    Transferência de experiências
    O meio ambiente

    Modalidades de aprendizagem
    Memórias de uma professora: facilitando o acesso à aprendizagem

    As dimensões do conceito de aprendizagem
    Memórias de uma professora: o tamanho do desafio

    Aprendizagem significativa: construindo uma definição
    Memórias de uma professora: o mundo, nada mágico da aprendizagem
    A visão de Ausubel
    Condições para a aprendizagem significativa
    A construção humana por meio da aprendizagem significativa
    A visão de Rogers
    A visão de Coll
    Construindo uma definição

    O papel do professor na promoção da aprendizagem significativa
    Pare de dar aulas!
    Pare de dar respostas!
    Procure novas formas de desafiar os alunos!
    Persiga a aprendizagem profunda!
    Pare de dar tantas instruções!
    Eleve a autoestima do aluno!
    Promova a interação entre os alunos!

    As etapas da aprendizagem significativa

    Aulas significativas: alguns exemplos práticos

    Concluindo
    Memórias de uma professora: as lembranças
  • Trecho
    As etapas da aprendizagem significativa
    Trecho do Cap. 8, pág. 73
     
    O modelo de aprendizagem que embasa as necessidades de nosso tempo não é mais o modelo tradicional que acredita que o aluno deve receber informações prontas e ter, como única tarefa, repeti-las na íntegra. A promoção da aprendizagem significativa se fundamenta num modelo dinâmico, no qual o aluno é levado em conta, com todos os seus saberes e interconexões mentais. A verdadeira aprendizagem se dá quando o aluno (re)constrói o conhecimento e forma conceitos sólidos sobre o mundo, o que vai possibilitar-lhe agir e reagir diante da realidade. Cremos, com convicção e com o respaldo do mundo que nos cerca, que não há mais espaço para a repetição automática, para a falta de contextualização e para a aprendizagem que não seja significativa.
    Na sala de aula, porém, muitas vezes nos frustramos em tentativas de promover essa aprendizagem. A concretização do nosso papel pode se dar por meio do que chamamos de sete passos da (re)construção do conhecimento. São, na verdade, sete atitudes que, na ordem que serão apresentadas, podem compor a ação docente que visa promover aprendizagens significativas.
    1. Dar sentido ao conteúdo: toda aprendizagem parte de um significado contextual e emocional.
    2. Especificar: após contextualizar o educando precisa ser levado a perceber as características específicas do que está sendo estudado.
    3. Compreender: é quando se dá a construção do conceito, que garante a possibilidade de utilização do conhecimento em diversos contextos.
    4. Definir: significa esclarecer um conceito. O aluno deve definir com suas palavras, de forma que o conceito lhe seja claro.
    5. Argumentar: após definir, o aluno precisa relacionar logicamente vários conceitos e isso ocorre por meio do texto falado, escrito, verbal e não verbal.
    6. Discutir: nesse passo, o aluno deve formular uma cadeia de raciocínio pela argumentação.
    7. Levar para vida: o sétimo e último passo da (re)construção do conhecimento é a transformação. O fim último da aprendizagem significativa é a intervenção na realidade. Sem esse propósito, qualquer aprendizagem é inócua. As sete fases apresentadas ajudam a caracterizar a ação do professor frente a esse desafio. A compreensão das atitudes a serem adotadas em cada etapa capacita o professor a construir aulas que promovam a aprendizagem significativa. Na etapa “dar sentido ao conteúdo”, a compreensão básica do professor precisa ser de que o aluno necessita construir um sentido real e concreto com relação ao conteúdo que será apresentado. Essa necessidade decorre de uma característica fundamental do cérebro humano que é a totalização. O cérebro percebe primeiro a forma global, o contexto total do objeto. Como exemplo prático, leia o texto abaixo:

    De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.
    Vdaerde!

    Não há aprendizagem significativa se não houver construção de sentido. A primeira preocupação do professor deve ser a de levar o aluno a construir o sentido geral do objeto no contexto de seu mundo. Para isso, o aluno precisa ser levado a interagir com o objeto de forma espontânea e natural. O que importa nas atividades desenvolvidas nessa fase é que o objeto de conhecimento atue dentro de sua especificidade, de forma interativa. Alguns exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas nessa etapa são apresentadas a seguir neste livro.

Sugestões de outros títulos:

carregando...