Inclusão e Educação Especial

Alta resolução +
R$ 46,00

Bullying

escola e família enfrentando a questão

Raquel Gomes Manzini e Angela Uchoa Branco
ISBN: 978-85-7706-114-3
ed. 176 p.
O objetivo desta obra é dar um passo à frente na questão das agressões sofridas por crianças e jovens na família, na escola, nas ruas, desenvolvendo ações concretas de enfrentamento ao bullying que vem se manifestando na sociedade das mais variadas formas. Um fenômeno com que todos se preocupam pela extensão que assume hoje, ainda mais tendo como veículo as redes sociais. Na Parte 1 do livro, as autoras respondem com propriedade à pergunta: O que é bullying? – apontando correntes teóricas que, se mal interpretadas, podem nos levar a reforçar ainda mais determinados estereótipos sobre quem agride ou é agredido. Por certo, trazem uma discussão esclarecedora sobre o assunto que irá surpreender os leitores. Na Parte 2,  o mérito das autoras é trazer a voz de crianças, suas narrativas sobre o  que vivem, veem, ouvem e sentem, sejam elas vítimas, agressoras ou observadoras de episódios de bullying na escola, na família e nas ruas. Seus relatos desvelam situações que não foram sequer percebidas pelos adultos, cujas intervenções não foram as esperadas pelas crianças, porque em nada as favoreceram. Como enfrentar a questão? Essa resposta se configura de forma contundente na Parte 3 do livro, na qual Raquel e Angela sugerem que a escola e a família, em conjunto, lidem com a violência social, construindo verdadeiramente uma cultura da paz. O mais importante, insistem, é  partir para a ação, construindo com adultos, crianças e jovens estratégias de um trabalho cooperativo, que vise ao bem comum, evitando a todo custo as práticas individualistas, as premiações e competições ainda tão valorizadas por toda a sociedade.
 
  • Sumário
    Introdução

    Parte 1
    O QUE É BULLYING?


    Como definir o bullying?
    Pertence o agressor a uma família típica
    O mito do agressor
    O mito da agressividade inata
    O mito da beleza e do preconceito contra feios e pobres
    Motivações para a prática do bullying: a relação de poder e o preconceito
    Vítimas do bullying
    Testemunhas ou observadores?
    Consequências do bullying


    Contribuições da Psicologia Cultural:
    a abordagem sociocultural construtivista

    A canalização cultural e a internalização
    A qualidade da comunicação
    Motivações convergentes ou divergentes
     
    A cultura da violência na sociedade

    Parte 2
    BULLYING E CULTURA ESCOLAR


    Processos de socialização na escola
    Dois casos reais de bullying
    Motivação para a paz e prossociabilidade


    A escola como contexto cultural:
    práticas e valores

    O currículo oculto
    Cooperação e valores morais
    Competição versus cultura da paz
    A relação entre crenças e práticas dos professores

    O inestimável valor da voz e da participação dos alunos
    O bullying segundo os alunos
     
    Aprendendo com a Escola Alfa
    Principais contribuições dos alunos
     
    Parte 3
    PREVENÇÃO DO BULLYING E CULTURA DA PAZ


    O papel da família, da mídia e da sociedade

    A escola como protagonista

    Educando para agir em prol da felicidade e do bem-estar de todos
    Prossociabilidade, cooperação e construção da paz
    A escola como agente ativo na construção da paz
    Promovendo a cultura da paz: princípios e sugestões

    Ética, cidadania, democracia e paz
     

     
  • Trecho

Sugestões de outros títulos:

carregando...