Componentes Curriculares

Alta resolução +
Consultar

Novos rumos na aprendizagem da matemática

conflito, reflexão e situações-problemas

Clarissa Seligman Golbert
ISBN: 978-85-87063-60-1
ed. 136 p.
Focando as noções de adição e subtração e entrando na questão da resolução de situações-problemas em matemática, esta terceira publicação da autora é uma das mais vendidas para professores de Educação Básica. Clarissa apresenta fundamentos teóricos para o ensino dessas noções, novas abordagens para o ensino de cálculos e ressalta a importância dos trabalhos em grupo para resolução de problemas, oferecendo aos professores um panorama teórico-prático claro e consistente. Ao final apresenta também sugestões de jogos que podem ser utilizados com esse objetivo.
  • Sumário
    Introdução

    Novos rumos da aprendizagem da matemática na sala de aula
    Resolvendo situações-problema cooperativamente
    Organizando a sala de aula para o debate
    Da discussão em classe aos pequenos grupos
    Formando parcerias e discutindo conceitos

    Construindo e compartilhando significados: a matemática como atividade social
    Comunicar-se matematicamente através
    dos símbolos numéricos
    Gradativos avanços através da reflexão
    Discurso reflexivo: um exemplo inicial
    Da discussão em grupo à compreensão individual
    O desenvolvimento de uma orientação matemática

    A aprendizagem diversificada de conceitos
    Comunicação e reflexão na aprendizagem
    da matemática
    Desencadeando conflitos cognitivos

    Aprendendo a adição e a subtração
    A teoria dos campos conceituais
    Compreendendo diferentes situações de adição
    A noção de esquema: automatização ou aprendizagem?
    A relação inversa entre adição e subtração

    Experiências de adição e subtração
    Experiências iniciais: contagem,
    cardinalidade e nome dos números
    Expandindo a adição e subtração
    para números de dois dígitos
    Números multidígitos
    O valor posicional do número
    na compreensão da adição e subtração
    A utilização de materiais concretos
    para números multidígitos
    A complexidade da adição de
    números de três e quatro dígitos
    As técnicas algorítmicas e a
    compreensão do sistema numérico
    Alguns "“erros"” frequentes

    Novas abordagens para cálculos de multidígitos
    As concepções das crianças sobre
    os números multidígitos
    Os métodos de adição e subtração inventados
    Operando com dígitos únicos
    Operando com dois dígitos
    Operando com números de três dígitos
    Operando com números de quatro dígitos ou mais

    Estratégias inventadas pelas crianças
    e o desenvolvimento dos conceitos

    Investigando diferentes métodos
    Propondo tarefas sobre conceitos de base dez
    Propondo problemas de adição e subtração
    Usando estratégias inventadas
    Estratégias inventadas versus algoritmos
    convencionais: compreender antes de fazer

    Jogos matemáticos para habilidades de cálculos de adição e subtração

    Concluindo
    Respeito ao ritmo e à diversidade de estratégias
  • Trecho
    As concepções das crianças
    sobre os números multidígitos

    Trecho retirado do Cap. 6, pág. 87

    Ao longo dos projetos mencionados, foram identificados cinco diferentes concepções de números de dois dígitos, formuladas pelos alunos, a saber: concepção unitária, concepção de dezenas e unidades, concepção de sequência de dezenas, concepção de dezenas e unidades separadas e concepção de integração. É importante ressaltar que uma criança pode dispor de mais de uma concepção e usar uma ou outra, conforme a situação. Concepções novas são acrescidas às anteriores, em lugar de substituílas. Uma sexta concepção, a de dígito único concatenado pode coexistir ao lado de outras mais avançadas e pode ser usada especialmente em situações em que os números são escritos verticalmente, até que surja uma concepção mais elaborada. É importante destacar, também, que elas foram identificadas nas crianças e não ensinadas a elas. Concepções desse tipo formam-se ao longo de vários anos e através de uma variedade de experiências. Nunca é demais frisar que cada uma dessas concepções envolve uma tríade de relações entre o nome dos números, o símbolo numérico escrito e a quantidade representada.

Sugestões de outros títulos:

carregando...