Fundamentos Pedagógicos

Fundamentos Pedagógicos
Alta resolução +
R$ 48,00

Professores iniciantes

o papel da escola em sua formação

Maévi Anabel Nono
ISBN: 978-85-7706-055-9
ed. 176 p.
Evidencia-se, nesta publicação, a grande importância que o início de carreira dos professores em escolas representam para a continuidade de sua profissão docente. Ressalta a autora a importância da maior atenção dos gestores escolares sobre os professores iniciantes no sentido de acolhê-los, apoiá-los e orientá-los nos primeiros anos de atuação. Nesse sentido, Maévi Anabel Nono traz sua rica contribuição como pedagoga estudiosa do assunto e professora atuante em cursos de formação docente no país.
  • Sumário
    Apresentação

    Processos de desenvolvimento profissional
    Fases da carreira docente
    Os primeiros anos na profissão
    O confronto com a prática
    Motivações para investir na carreira?
    Escola como comunidade de aprendizagem

    Conhecimentos profissionais
    As várias dimensões do conhecimento do conteúdo
    A importância do conhecimento pedagógico do conteúdo
    Transformando conhecimento em ensino
    Saberes docentes versus práticas

    Cursos de formação para a docência
    Fragilidades na formação
    A formação e o contexto educacional

    Trajetórias na iniciação profissional
    Espaços de trocas na formação em serviço
    Quatro professoras iniciantes e seus depoimentos

    Iniciando a ensinar a leitura e a escrita
    Atuação em alfabetização
    Como foram alfabetizados os professores?
    Pondo em prática Emilia Ferreiro
    O que sabem e o que não sabem os alunos

    Trabalhando com produção de textos
    Entre a alfabetização e a produção textual
    Produções coletivas na aprendizagem
    A exploração de diferentes gêneros textuais

    Aprendizagem matemática: dificuldade de alunos e professores
    À procura de melhores estratégias
    Modos de organização das aulas
    Lidando com estratégias de raciocínio dos alunos
  • Trecho
    Processos de desenvolvimento profissional
    Trecho retirado do Cap. 1 págs. 18-19
     
    Neste livro, são focalizadas, especialmente, questões relativas à fase de entrada na carreira docente –– embora sejam destacados conhecimentos profissionais das professoras iniciantes evidenciados durante sua formação inicial. Os acontecimentos que marcam o início na docência adquirem importância fundamental nos processos de aprendizagem profissional. Em estudo desenvolvido por Tardif e Raymond (2000), destaca-se que, entre professores que possuem um emprego estável no ensino, as bases dos saberes profissionais parecem ter sido construídas nos anos iniciais da docência. O ingresso na carreira representa, segundo os autores, uma fase crítica em relação às experiências anteriores e aos reajustes a serem feitos em função da realidade do trabalho e do confronto inicial com a dura e complexa realidade do exercício da profissão.
    É um período marcado, em geral, pela desilusão e pelo desencanto e que corresponde à transição da vida de estudante para a vida mais exigente do trabalho. Os primeiros anos de profissão são decisivos na estruturação da prática profissional e podem ocasionar o estabelecimento de rotinas e certezas cristalizadas sobre a atividade de ensino que acompanharão o professor ao longo de sua carreira.

Sugestões de outros títulos:

carregando...