Lugar da criança na escola e na família
0 Avaliações

Lugar da criança na escola e na família: a participação e o protagonismo infantil


Altino José Martins Filho e Leni Vieira Dornelles (Orgs.)
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577061242 1ª ed. 176 p. 17 cm x 25 cm

Grandes pensadores sobre a infância, do Brasil e de Portugal, reunidos neste livro, trazem estudos atuais e inovadores sobre o lugar que as crianças deste século ocupam nas relações sociais como força motivadora para o novo, para a descoberta, sendo elas próprias produtoras de cultura. Seu intuito é chamar atenção de professores, gestores, famílias, pesquisadores e de toda sociedade para a importância de suas brincadeiras, linguagens, expressões, formas de se relacionar, dos sentimentos que compartilham entre elas próprias e com os outros nos contextos familiar e educacional. Nesse sentido, apresentam estudos com as próprias crianças sobre o que dizem sobre seus direitos e sobre suas relações sociais trazem cenas do cotidiano escolar, práticas e projetos desenvolvidos, crianças fotografando cenas de sua cidade, entre outros. Seu intuito principal é ressaltar o necessário respeito de todas as instituições sociais à participação e ao protagonismo infantil

R$ 51,00 R$ 45,90 Em até 6x de R$ 7,65 sem juros

Sumário

Apresentação

Lugar da criança na escola e na família
Altino José Martins Filho
Leni Vieira Dornelles
 
Para ampliar a discussão sobre os direitos das crianças:
o que as crianças sabem e dizem sobre seus direitos
Catarina Tomás
Tempos, espaços e atores
O que são direitos? Entre a ausência e o ter
Direitos representados e apresentados pelas crianças
Considerações finais
 
Crianças em contextos familiares
Simone Albuquerque
Socialização das e com as crianças
Socialização às avessas: implicações na e da pesquisa
Quando as pesquisas que estudam famílias ouvem as crianças?
 
A criança entre-lugares: na família e na escola
Teresa Sarmento
A criança como ator social
A influência das crianças na vida dos adultos
A criança na família e na escola
O estatuto e a participação das crianças nos contextos educativos formais
A participação das crianças no âmbito da relação escola-famílias
 
Famílias contemporâneas: lugares de avós e crianças
Anne Carolina Ramos

Sobre as relações entre avós e netos nas famílias contemporâneas:
o que as crianças têm a dizer sobre isso?
Relações familiares e contato intergeracional:
separações, (re)casamentos e divórcios
Relações intergeracionais e afetividade
Palavras finais: relações intergeracionais e a influência das crianças
 
Do discurso da criança "no" centro
à centralidade da criança na comunidade

Teresa Vasconcelos
Deslocando a criança "do centro"
O discurso da criança "no centro"
De regresso à comunidade
Para uma educação inscrita no futuro
 
Minúcias da vida cotidiana na prática docente
Altino José Martins Filho
 
Percursos da pesquisa com crianças
Leni Vieira Dornelles
Patrícia de Moraes Lima
(Entre) cruzamentos: aproximações com os estudos da Sociologia
da Infância
"Escutar a voz das crianças" significa escutar a voz do adulto que
se revela num discurso previamente interpretado
A busca por uma etnografia pós-crítica com crianças
 
Meninos e meninas em jogos de fotografar
Marcia Aparecida Gobbi
Quando as crianças fotografam: autoria
Inventa-mundos: o poético e a imaginação nas fotografias
Sombra, grade de amor, árvore do céu, três urubus, outras
imagens e pensamentos
"Curiosando" imagens, crianças e o cotidiano
 
Sobre organizadores e autores

BNCC

Níveis de Educação

Educação Infantil

Temas Abordados

Brincadeiras
Currículo
Infância
Planejamento
Relação escola-família
Newsletter

Assine nossa newsletter