O dueto leitura e literatura
0 Avaliações

O dueto leitura e literatura: na educação de jovens e adultos


Juçara Benvenuti
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577060832 1ª ed. 192 p. 17,5 cm x 25 cm

Tomando por embasamento teórico de seus estudos a educação popular de Paulo Freire, a teoria crítica do currículo de Gimeno Sacristán, estudiosos de literatura e letramento, como Wolfgang Iser, André Jolles, Shirley Brice Heath, Brian Street, Rildo Cosson, entre outros, a autora fundamenta a importância de aproximar o ensino de literatura da realidade dos alunos da EJA para despertar-lhes o prazer da leitura. Como docente da EJA, Ensino Médio, ela relata seus próprios procedimentos didáticos em literatura, com base nos quais constitui uma interessante proposta para o EJA e o Ensino Médio.

R$ 50,00 R$ 45,00 Em até 6x de R$ 7,50 sem juros

Sumário

Introdução

Educação: um direito à leitura do mundo
Movimentos internacionais: metas acessíveis?
As metas assumidas
A fundamentação em Paulo Freire
Elementos imprescindíveis para uma prática transformadora
A pesquisa de Freire
A escolha dos métodos educativos e diretrizes de trabalho
A literatura na educação
A contribuição do leitor
Os elementos constitutivos do texto literário
A intencionalidade do texto versus a intenção do autor
Texto literário: intencional ou espontâneo?

A trajetória da educação brasileira e as políticas de EJA
Primeiro sistema de ensino público no Brasil
Por que as iniciativas nacionais desenvolvidas não tiveram continuidade?
As especificidades previstas nos documentos nacionais

Sobre a construção de um currículo para EJA
O dueto jovens e adultos
A construção de um conceito
Tipos de currículo
O currículo para Sacristán
A teoria crítica do currículo

Letramento na EJA
Eventos e práticas de letramento
O binômio do letramento: autônomo e ideológico
Letramento literário
Sistematização do processo de leitura
Sequência básica do processo de leitura
Sequência expandida
Benefícios no processo de letramento

A experiência com leituras e literatura
A conquista dos leitores
Um lugar para a literatura
Os alunos participam da construção de seu conhecimento
Análise crítica do processo
Primeiros avanços dos alunos
Os alunos como sujeitos na busca do conhecimento
Atividade integrada de língua, literatura e música
Ênfase na atividade oral
Transcrições das narrativas
Valorização da oralidade
Reflexões sobre os resultados da experiência

Uma proposta de leitura em literatura
Princípios e referenciais
Ensino e demanda social
Primeira unidade/primeiro semestre
Segunda unidade/segundo semestre
Terceira unidade/ terceiro semestre

Considerações finais


 

BNCC

Níveis de Educação

Educação de jovens e adultos
Ensino Fundamental - Anos Finais
Ensino Médio

Temas Abordados

Alfabetização
Currículo
Escrita literária
Gêneros textuais
Gimeno Sacristán
Interdisciplinaridade
Leitura
Leitura literária
Letramento
Literatura
Metodologias
Paulo Freire
Planejamento
Políticas públicas
Projetos
Newsletter

Assine nossa newsletter