Uma série de fundamentos teóricos e metodológicos que contribuem para que os professores exerçam sua autonomia ao efetivar uma prática pedagógica pertinente nas escolas com questões e reflexões dos autores que permeiam o cotidiano do Ensino Fundamental, tais como a seleção de conteúdos, de práticas pedagógicas adequadas e a escolha de livros didáticos nas escolas. Os autores, em uníssono, defendem a necessidade de o professor de geografia escutar e valorizar o lugar de onde os diferentes alunos falam para organizar os currículos escolares e desenvolver uma aprendizagem significativa.
Apresentação
Geografiza com alegria os teus espaços
Os organizadores
La enseñanza de la geografía y sus posibilidades en el currículum
Francisco Florentino García Pérez
Aprendizagem e ensino: uma aproximação
necessária à aula de geografia
Ligia Beatriz Goulart
A geografia é ensinada nos anos iniciais? Aprende-se geografia nos anos iniciais?
Helena Copetti Callai
O currículo de geografia do Ensino Fundamental: entre conhecer o que se diz e o vivenciar o que se pratica
Rafael Straforini
A trajetória da geografia e o seu ensino no século XXI
Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins
A geografia escolar e a sociedade
brasileira contemporânea
Lana de Souza Cavalcanti
O menino que colecionava lugares
Jader Janer Moreira Lopes
O espaço como categoria e sua constelação de
conceitos: uma abordagem didática
Rogério Haesbaert da Costa
Formação de professores, integração curricular e a geografia: o lugar escola como espaço de acontecimento
Care Cristiane Hammes, Mari Margarete dos Santos Forster e Vânia Alves Martins Chaigar
Livro didático: textualidades em rede?
Ivaine Maria Tonini
Livros didáticos e currículos de geografia: uma história a ser contada
Maria Adailza Martins de Albuquerque
Diferentes conceitos nas complexas
práticas de ensino em geografia
Antonio Carlos Castrogiovanni
Práticas de ensino nas universidades:
um espaço de ensaio para a vida profissional
Roselane Zordan Costella
Inclusões sociais no currículo da geografia:
a produção acadêmica na área
Antonio Carlos Pinheiro
Quais saberes constituem um
bom professor de geografia?
Jorge Luiz Barcellos da Silva
Notas sobre geografia escolar:
da sua pertinência contemporânea
e das coisas que desfocam a prática docente
Manoel Martins de Santana Filho
Das coisas sem Rosa uma delas é o Pessoa:
as geografias do Manoel e do Nestor
na busca do bom professor
Nestor André Kaercher
Fotografias dizem do (nosso) mundo
educação visual no encarte Megacidades
Wenceslao Machado de Oliveira Jr.
Ivaine Maria Tonini et al. (Orgs.)
17 cm x 25 cm
1ª ed. 272 p.