Revigora-se, através deste livro, um tema escasso na literatura em educação, e cuja discussão, por vezes, aparece por demais vinculada às concepções de reprodutivismo e burocracia. Fugindo às abordagens tradicionais, os autores discutem o planejamento numa visão interdisciplinar, desenvolvendo reflexões sobre pedagogia de projetos, relação planejamento/avaliação, reconstrução curricular. Mais do que isso, ilustram com trabalhos pedagógicos desenvolvidos nesta perspectiva em áreas como a do lúdico e da sexualidade.
Apresentação
Maria Isabel H. Dalla Zen
Maria Luisa M. Xavier
Planejamento: globalização, interdisciplinaridade e integração curricular
Maria Luisa M. Xavier
Planejamento: em busca de caminhos
Maria Bernadette Castro Rodrigues
Trabalhando com projetos
Maria Carmen Silveira Barbosa
Planejamento e avaliação educacional: uma análise menos convencional
Alfredo Veiga-Neto
Alfabetização, avaliação e repetência: temas sempre atuais
Rita de Cássia Prestes Modesto
Planejamento e ciências sociais
Maria Aparecida Bergamaschi
Sexualidade na sala de aula: isso entra no planejamento?
Sandra Andrade
Uma experiência de planejamento no ensino de ciências
Lisângela Balotin
Eunice Aita Isaia Kindel
Sala de aula é lugar de brincar?
A importância do lúdico no planejamento
Tânia Ramos Fortuna
Reciclando materiais e ideias
Lisiane Gazola Santos
Quézia Silvano Domingues
A escola no contexto da educação básica
Nalú Farenzena
Maria Luisa M. Xavier e Maria Isabel H. Dalla Zen
16 cm x 23 cm
4ª ed. 152 p.