Práticas avaliativas e aprendizagens significativas
0 Avaliações

Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo


Janssen Felipe da Silva et al. (Orgs.)
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788587063762 11ª ed. 128 p. 17 cm x 25 cm

Os autores que compõem este livro, por sua contribuição teórica à avaliação educacional, já garantem a relevância da obra, tais como Janssen Felipe da Silva, Jussara Hoffmann e Maria Teresa Esteban, autores de outras publicações sobre esse tema. Juntam-se a eles, especialistas em outras do currículo, apontando pressupostos e experiências de avaliação formativa/mediadora em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo dessa forma com professores do Ensino Fundamental – anos iniciais e finais. Dentre outros assuntos, destacam-se: a elaboração de instrumentos de avaliação articulados ao fazer pedagógico, a relação entre avaliação e pedagogia de projetos e o desafio da ética na avaliação.
 

R$ 52,50 R$ 47,25 Em até 6x de R$ 7,88 sem juros

Sumário

Apresentação

Introdução: Avaliação do ensino e da aprendizagem
numa perspectiva formativa-reguladora
Janssen Felipe da Silva

O paradigma das aprendizagens significativas
Aproximação necessária com a produção teórica das ciências da educação
Avaliação como diálogo entre formas de ensinar e percursos de aprendizagem dos alunos
Diversificar instrumentos de avaliação com intencionalidade e sistematização
Considerações finais: apenas um discurso inovador?

Intencionalidades da avaliação na língua portuguesa
Telma Ferraz Leal

Para início de conversa...
É preciso pensar sobre o objetivo da avaliação
Exemplo 1
Exemplo 2
Exemplo 3
Enfim...

De que avaliação precisamos em arte e educação física?
Suzana Maria Barrios Luis

Aprender significativamente: de que avaliação precisamos?
Ensinar, aprender e avaliar como processo único: a avaliação formativa

O cenário da avaliação no ensino de ciências, história e geografia
Jussara Hoffmann

O cenário educativo versus o cenário avaliativo
Avaliação em ciências, história e geografia
Tarefas avaliativas e análises adequadas ao contexto de cada área
Como avaliar a disponibilidade do aluno a novas aprendizagens e descobertas?
Princípios da avaliação mediadora

Planejamento e avaliação em matemática
Verônica Gitirana

Planejamento e avaliação
Uma proposta de mapeamento do desenvolvimento
A origem dos erros, o planejamento e instrumentos de avaliação
Os diferentes instrumentos utilizados para avaliar o
desenvolvimento do aluno e o planejamento
Considerações finais

O trabalho com projetos e a avaliação na educação básica
Menga Lüdke

Algumas características básicas dos projetos
E a avaliação como fica?
Concluindo

Pedagogia de projetos: entrelaçando
o ensinar, o aprender e o avaliar à
democratização do cotidiano escolar
Maria Teresa Esteban

Comparar e classificar: avaliar?
A diferença no centro do processo pedagógico

Avaliação escolar: diálogo com professores
Claudia de Oliveira Fernandes

Inovações no cenário educacional
O espaço da sala de aula e o professor
Descompasso entre discursos e práticas

O desafio da ética na avaliação
Jussara Margareth de Paula Loch

É preciso levar em conta o outro: situacionalidade e subjetividade
Para além das reformas periféricas dos sistemas de avaliação

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Médio
Ensino Fundamental - Anos Finais
Ensino Superior
Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Temas Abordados

Ambiente educativo
Aprendizagem
Arte-educação
Avaliação formativa
Avaliação mediadora
Ciências
Currículo
Diferenças
Docência
Educação física
Ensino da arte
Erro construtivo
Ética
Formação continuada
Gêneros textuais
Geografia
História
Instrumentos de avaliação
Interação
Língua portuguesa
Livro didático
Matemática
Metodologias
Narrativas
Planejamento
Relação professor/aluno
Projetos
Newsletter

Assine nossa newsletter