Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo

Código: 9788587063762
R$ 58,00 R$ 46,40
até 3x de R$ 15,46 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 46,40 sem juros
    • 2x de R$ 23,20 sem juros
    • 3x de R$ 15,46 sem juros
    • 1x de R$ 46,40 sem juros
    • 2x de R$ 23,20 sem juros
    • 3x de R$ 15,46 sem juros
  • R$ 46,40 Boleto Bancário
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

Os autores que compõem este livro, por sua contribuição teórica à avaliação educacional, já garantem a relevância da obra, tais como Janssen Felipe da Silva, Jussara Hoffmann e Maria Teresa Esteban, autores de outras publicações sobre esse tema. Juntam-se a eles, especialistas em outras do currículo, apontando pressupostos e experiências de avaliação formativa/mediadora em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo dessa forma com professores do Ensino Fundamental – anos iniciais e finais. Dentre outros assuntos, destacam-se: a elaboração de instrumentos de avaliação articulados ao fazer pedagógico, a relação entre avaliação e pedagogia de projetos e o desafio da ética na avaliação.


Apresentação

Introdução: Avaliação do ensino e da aprendizagem
numa perspectiva formativa-reguladora
Janssen Felipe da Silva

O paradigma das aprendizagens significativas
Aproximação necessária com a produção teórica das ciências da educação
Avaliação como diálogo entre formas de ensinar e percursos de aprendizagem dos alunos
Diversificar instrumentos de avaliação com intencionalidade e sistematização
Considerações finais: apenas um discurso inovador?

Intencionalidades da avaliação na língua portuguesa
Telma Ferraz Leal

Para início de conversa...
É preciso pensar sobre o objetivo da avaliação
Exemplo 1
Exemplo 2
Exemplo 3
Enfim...

De que avaliação precisamos em arte e educação física?
Suzana Maria Barrios Luis

Aprender significativamente: de que avaliação precisamos?
Ensinar, aprender e avaliar como processo único: a avaliação formativa

O cenário da avaliação no ensino de ciências, história e geografia
Jussara Hoffmann

O cenário educativo versus o cenário avaliativo
Avaliação em ciências, história e geografia
Tarefas avaliativas e análises adequadas ao contexto de cada área
Como avaliar a disponibilidade do aluno a novas aprendizagens e descobertas?
Princípios da avaliação mediadora

Planejamento e avaliação em matemática
Verônica Gitirana

Planejamento e avaliação
Uma proposta de mapeamento do desenvolvimento
A origem dos erros, o planejamento e instrumentos de avaliação
Os diferentes instrumentos utilizados para avaliar o
desenvolvimento do aluno e o planejamento
Considerações finais

O trabalho com projetos e a avaliação na educação básica
Menga Lüdke

Algumas características básicas dos projetos
E a avaliação como fica?
Concluindo

Pedagogia de projetos: entrelaçando
o ensinar, o aprender e o avaliar à
democratização do cotidiano escolar
Maria Teresa Esteban

Comparar e classificar: avaliar?
A diferença no centro do processo pedagógico

Avaliação escolar: diálogo com professores
Claudia de Oliveira Fernandes

Inovações no cenário educacional
O espaço da sala de aula e o professor
Descompasso entre discursos e práticas

O desafio da ética na avaliação
Jussara Margareth de Paula Loch

É preciso levar em conta o outro: situacionalidade e subjetividade
Para além das reformas periféricas dos sistemas de avaliação


Janssen Felipe da Silva et al. (Orgs.)
17 cm x 25 cm
11ª ed. 128 p.

Produtos relacionados

R$ 58,00 R$ 46,40
até 3x de R$ 15,46 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos
  • Site Seguro

Editora Mediação - CNPJ: 01.602.177/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2021

Tema Agência Groomb | Plataforma Loja Integrada | Implantado por Consultor Net