Leitores interessados em discussões centradas nas práticas de sala de aula e no ensino da leitura encontrarão neste livro subsídios relevantes para repensar e consolidar sua prática docente. A relevância desta publicação está em apresentar temas recorrentes nas salas de professores e nas reuniões pedagógicas nas escolas brasileiras que são aqui discutidos a partir de trabalhos articulados com as diferentes teorias que os pautam. Entendemos que, dessa maneira, podemos contribuir com um olhar reflexivo, oportunizando aos professores, agentes das melhorias educacionais, a busca por respostas para recorrentes indagações, tanto daqueles que estão em exercício pleno de sua profissão quanto daqueles que se encontram em formação. Os capítulos foram organizados em dois grandes blocos. No primeiro, que reúne os quatro capítulos iniciais, os autores discutem práticas de letramento versus a formação docente, com um olhar dirigido aos processos que configuram a ação educativa nas escolas. No segundo bloco, os capítulos 5, 6, 7 e 8 tratam das questões educacionais e pedagógicas em sala de aula, com foco especialmente no livro didático, bem como na sua efetiva utilização, e as implicações do fazer docente no momento da elaboração de insumos pedagógicos e avaliativos, como o instrumento prova. Além disso, o livro amplia as possibilidades de interlocuções acadêmicas em pesquisa na área da Linguística Aplicada por trazer temas consolidados sob a ótica de perspectivas analíticas distintas.
Apresentação
Ana Maria de Mattos Guimarães
Cristiane Maria Schnack
Delaine Cafiero Bicalho
Formação inicial, construção de objetos de ensino e transposição didática: do saber ao saber-fazer
Anderson Carnin
Situando a reflexão
A formação de professores e um olhar para sua dimensão didática
O ensino de Língua Portuguesa e a construção de objetos de ensino na formação inicial
Uma análise dos gestos didáticos e de sua relação com o objeto de ensino
Da formulação de tarefas em classe
Encerrando momentaneamente o texto, mas alimentando o diálogo
Ser competente ou estar competente? A docência como uma profissão a ser construída na interação professor e aluno
Rafaela Fetzner Drey
A profissão "professor"
A interação em diferentes teorias: o ensino como uma profissão
A competência do professor: um estado ou um processo?
A multimodalidade na construção da competência profissional docente
A observação da competência docente: os métodos utilizados
A análise multimodal: um momento da aula de Laura
Observando a competência profissional docente na interação:
a multimodalidade como um poderoso recurso para a reconstrução
dos cenários da sala de aula
As narrativas das crianças sob uma perspectiva interacional
Mariléia Sell
Por que estudar narrativas de abuso sexual infantil?
A fala-em-interação como instância de produção do mundo social
As narrativas como ferramentas de significação da experiência
A organização da experiência do abuso através da narrativa
Contribuições e reflexões finais
Comunicação entre escola e família: uma análise interacional de eventos de letramento familiar
Cristiane Maria Schnack
Implicações teórico-metodológicas para a análise da comunicação entre escola e família
O bilhete como potencializador das interações de adultos com crianças: para além da decodificação e do cumprimento da tarefa escolar (caso 1)
A leitura do bilhete como a ratificação do adulto na interlocução com a escola: a busca pela sua decodificação e compreensão (caso 2)
(Re)considerando a comunicação entre escola e família como elo da participação familiar na rotina escolar das crianças
A construção dos enunciados nas provas e nos livros didáticos: implicações para a produção de sentido
patrícia Santos Costa de Resende
Introdução
Concepções de língua, leitura e de ensino de leitura
Avaliação e prova no contexto da escola
Metodologia da pesquisa
O livro didático: gêneros, capacidades, enunciados das questões
As provas parciais do sétimo ano: gêneros, capacidades, enunciados das questões
Considerações finais
Articulação e progressão no ensino de leitura: uma proposta em livros didáticos
Danielle do Amaral Pessoa
Introdução
O ensino da leitura: considerações necessárias
O ensino de leitura: o livro didático e as sequências didáticas
Metodologia
Articulação e progressão no trabalho com a leitura
Considerações finais
Formação de um leitor crítico: o trabalho com a compreensão do gênero carta do leitor em uma coleção didática
Deuzina Elaine Melo Casteluber
Introdução
Ensino de leitura
Metodologia
Descrição e análise da coleção
Textos e atividades de leitura sobre cartas do leitor
Considerações finais
"Tu tens que trabalhar os conteúdos do currículo e usar o novo livro de alemão, não esquece, tá?"
Angélica Prediger
Sobre letramento, gêneros e PDG
Os alunos e o contexto da pesquisa
O projeto Stadtportal: resultados e discussão
Considerações finais
Sobre as organizadoras e os autores
Ana Maria de Mattos Guimarães et. al (Orgs.)
17,5 cm x 25 cm
1ª ed. 224 p.