Retratos da avaliação
0 Avaliações

Retratos da avaliação: conflitos, desvirtuamentos e caminhos para a superação


Lucinete Ferreira
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788587063694 4ª ed. 128 p. 16 cm x 23 cm

Trazendo um breve e interessante retrospecto da evolução teórica em avaliação nas últimas décadas, este livro é indicado para estudantes e professores em formação. Partindo da teoria, a autora apresenta sua pesquisa que resulta em retratos vivos da prática avaliativa na maioria das escolas do país. Lucinete analisa, principalmente, o uso exacerbado das provas e notas nas escolas e os conflitos e sofrimentos de alunos, pais e professores daí decorrentes. Ilustra com desenhos de alunos e depoimentos dos envolvidos. Trata-se de um estudo importante em termos da qualidade dos instrumentos de avaliação.

R$ 45,00 R$ 40,50 Em até 6x de R$ 6,75 sem juros

Sumário

Introdução

Pressupostos básicos da avaliação da aprendizagem
Referenciais teóricos que enfatizam
os aspectos qualitativo e humanista
A abordagem construtivista de Piaget
A abordagem humanista de Rogers
Teóricos norte-americanos e brasileiros
que influenciaram as práticas
A forte influência comportamentalista
de Tyler e de Blomm
A contestação à concepção tecnicista:
avaliação diagnóstica e mediadora
Conceitos da avaliação em transformação
Funções da avaliação
Redimensionando a “função” da avaliação
Por uma concepção democrática

O contexto da prática avaliativa no cotidiano escolar
Reflexões sobre avaliação escolar
A escola e a avaliação: uma posição reducionista?
Apenas o aluno é avaliado...
A postura do professor frente à avaliação
Necessidade urgente de conscientização
e comprometimento do professor
O estado do aluno frente à avaliação
Um processo avaliativo desvirtuado: tensão e punição
Pressões dentro e fora da escola

A investigação do cotidiano escolar
Referenciais teóricos
O IAENE
A população e a amostra
A abordagem qualitativa
As observações
As entrevistas
Os questionários
A análise de documentos

Retratos da avaliação no contexto escolar
Concepções de avaliação e implicações emocionais
Estado emocional dos alunos em “dias de provas”
Avaliação versus aprendizagem
A qualidade dos instrumentos de avaliação
Conflitos decorrentes da avaliação
Como os alunos gostariam de ser avaliados?
A evidente necessidade de mudança
Retratos da avaliação enquanto
procedimento desvirtuado
O significado desvirtuado da nota
Motivos para notas baixas
Concepções do ato de “colar”
Considerações finais

Caminhos para a superação

Anexo 1

Anexo 2

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ensino Médio
Ensino Fundamental - Anos Finais

Temas Abordados

Aprendizagem
Avaliação mediadora
Docência
Formação continuada
Instrumentos de avaliação
Pesquisa em educação
Teóricos da avaliação
Newsletter

Assine nossa newsletter