Dois princípios norteiam o livro: propor-se a desenvolver, na Educação de Jovens e Adultos, uma série de saberes que contribuam para a formação de sujeitos críticos e autônomos; estar aprendendo para isso com os próprios sujeitos que buscam esse espaço educativo. Nesse sentido, os fundamentos teórico-práticos aqui contemplados inter-relacionam-se, tendo em comum a valorização e o respeito pelos conhecimentos dos aprendizes, por suas histórias de vida e seu contexto sociocultural. Trata-se de um conjunto de textos que versam sobre o mesmo eixo temático e representam uma contribuição plural sobre o tema.
Apresentação
Maria Fani Scheibel
Silvana Lehenbauer
As representações do pensamento abstrato no adulto não alfabetizado
Haydée Nascimento de Moraes
Maria Fani Scheibel
Silvana Lehenbauer
Defasagens cognitivas em adultos: um olhar piagetiano
Tania Maria Scuro Mendes
O paradigma da compreensão: conversações acerca da prática educativa frente ao erro na aprendizagem
Júlio César da Rosa Machado
A cultura juvenil e o jovem no EJA
Miriam Piber Campos
Coleção temática como proposta construtivista em educação ambiental
Maria Eloisa Farias
Produções textuais de alunos da EJA versus crianças em alfabetização
Vivian Edite Steyer
Dalma Pricila Araújo Silveira
Leonir da Costa Jardim
A inteligência visual
Jurema Roehrs Trindade
Educação de jovens e adultos: possibilidades?
Christiane Martinatti Maia
Aprendendo com a educação de jovens e adultos
Nelci Ehrhardt
Formação continuada dos professores da EJA:
ressignificando a prática
Sônia Maria Oliveira da Rosa
O desenvolvimento do ser humano na sua inteireza
Luciana Peixoto Cordeiro
Maria Fani Scheibel e Silvana Lehenbauer (Orgs.)
14 cm x 21 cm
3ª ed. 176 p.