Teatro e dança: nos anos iniciais

Código: 9788577060740
R$ 53,00 R$ 42,40
até 3x de R$ 14,13 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 42,40 sem juros
    • 2x de R$ 21,20 sem juros
    • 3x de R$ 14,13 sem juros
    • 1x de R$ 42,40 sem juros
    • 2x de R$ 21,20 sem juros
    • 3x de R$ 14,13 sem juros
  • R$ 42,40 Boleto Bancário
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

A intenção desta publicação é convidar todas as escolas do país a praticar o teatro e a dança, oportunizando, por meio de atividades prazerosas e lúdicas, o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo das crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais. Articuladas à teoria, encontram-se sequências didáticas e interessantes práticas pedagógicas, provocando os educadores a, junto com as crianças, criar figurinos e cenários, inventar personagens, sons, movimentos e coreografias. Constitui-se numa completa orientação a professores e gestores sobre a importância de integrar essas áreas ao currículo escolar do Ensino Fundamental.


Apresentação
Taís Ferreira


Teatro na sala de aula, no pátio, na biblioteca, no auditório, na rua
Taís Ferreira

Sala de aula é lugar de fazer teatro?
O que é teatro? Possibilidades na escola
Como iniciar uma abordagem do teatro na sala de aula?
A prática teatral com crianças
Jogo dramático infantil
Jogo teatral
Improvisação teatral
Proposta de sequência didática
Vamos fazer e conhecer teatro jogando?
Primeiro encontro: o que é teatro?
Segundo encontro: o jogo com o outro
Terceiro encontro: o corpo fala e conta
Quarto encontro: oralidade: ouvir, dialogar, contar e narrar
Quinto encontro: espaços cênicos
Sexto encontro: elementos cênicos
Sétimo encontro: sonoridades e música de cena
Oitavo encontro: iluminação e teatro de sombras
Nono encontro: figurinos e personagens
Décimo encontro: que histórias queremos
contar por meio do teatro?
Ideias para um projeto
Primeiro passo: roda de perguntas
Segundo passo: elaboração do projeto
Exemplos de possíveis produtos finais
Terceiro passo: sugestões de ações
Quarto passo: as crianças como protagonistas
A ida ao teatro

Quem disse que não tem espaço para a dança na escola?
Maria Fonseca Falkembach

O que veio antes: o corpo ou a dança?
Experiências de ensino-aprendizagem em dança
Volume do corpo
Formas do corpo e movimentos tridimensionais
Trajetórias do corpo na cinesfera
Posição do corpo no espaço
Deslocamento no espaço
Qualidade do movimento
Fator espaço
Fator tempo
Fator peso
Fator fluxo
A arquitetura espacial: transformando a forma do corpo e do movimento
Consciência do corpo
Resposta cinestésica
A questão do ritmo
Composição em dança
Então, o que é coreografia?
Coreografia a partir de um tema
Criando uma coreografia: um exemplo
Coreografia improvisada em espaço inusitado
Coreografando com símbolos
Como montar uma aula de dança?
Últimas sugestões: as últimas serão as primeiras


Taís Ferreira e Maria Fonseca Falkembach
16 cm x 23 cm
1ª ed. 136 p.

Produtos relacionados

R$ 53,00 R$ 42,40
até 3x de R$ 14,13 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos
  • Site Seguro

Editora Mediação - CNPJ: 01.602.177/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2021

Tema Agência Groomb | Plataforma Loja Integrada | Implantado por Consultor Net