É possível alfabetizar as crianças em um ano letivo? A autora confirma essa hipótese por meio de sua própria experiência pedagógica, relatada passo a passo no livro. Apresenta os fundamentos teóricos de sua proposta, descrevendo, a seguir, atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula, visitas, passeios, projetos de literatura e uma série de tarefas para casa. Ao final, traz aportes interessantes sobre a tarefa de alfabetizar. Importante destacar, em seu dinâmico e colorido relato, o afeto e o respeito que revela por cada aluno, bem como o fato de alfabetizar todos eles em um ano letivo por meio de um processo de alfabetização lúdico e participativo.
Apresentação
Os alfabetizandos
Março: início do ano letivo
Julho: concluído o primeiro semestre
Todos alfabetizados em dezembro
O planejamento
Princípios orientadores
A justificativa
Objetivos
Conteúdos explorados nas diferentes situações propostas
Alfabetizando as crianças
Atividades e/ou situações de aprendizagem
Descrição das atividades ou situações propostas
Literatura, imaginação e brincadeiras
“O pote mágico”
“Doroteia, a centopeia”
“Palavras, palavrinhas e palavrões”
O que mais foi feito usando livros...
Falando em corpo humano
Para ser feito em casa
Trabalhando com tarefas estruturadas
Um piquenique
Jogo das bandejinhas
Um supermercado na sala de aula
Aprendendo no computador
Visita ao Parque da Redenção
Visita ao Museu de Ciências do Colégio Anchieta
Refletindo sobre a prática
Alf@betiz@ndo no século XXI
E agora, alfabetizadores?
Alfabetização em tempos de sustentabilidade
Coisas que eu não poderia deixar de dizer
Kathleen Floriano Irizaga
16 cm x 23 cm
1ª ed. 120 p.