As artes no universo infantil
0 Avaliações

As artes no universo infantil


Susana Rangel Vieira da Cunha (Org.)
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577060726 4ª ed. 272 p. 17 cm x 25 cm

De autoria de renomados estudiosos em arte-educação do país, os textos foram produzidos com
“dicas” e sugestões de práticas acessíveis a professores, pais e outros profissionais que atuam com
crianças nas escolas, alternando aportes teóricos com exemplos de falas e de produções infantis.
Ao longo do livro, aparecem interessantes sugestões de atividades em todas as áreas de maneira
a valorizar as manifestações infantis, apontando aspectos importantes a levar em consideração
em termos de posturas pedagógicas, da escolha de materiais e da organização de um ambiente
pedagógico lúdico e desafiador.
 

R$ 68,00 R$ 61,20 Em até 6x de R$ 10,20 sem juros

Sumário

Apresentação
Susana Rangel Vieira da Cunha


A importância das artes na infância
Susana Rangel Vieira da Cunha

O ensino de arte na educação infantil
Como o professor poderá criar situações
que possibilitem o desenvolvimento da linguagem
gráfico-plástica?
Abordagens do ensino da arte na educação infantil
Abordagem espontaneísta
Abordagem pragmática
O ambiente visual
Das riscalhadas às figuras
Objetos de diferentes formas e texturas
Diferentes formatos de papel e outros suportes
Muitas melecas e cores
Exploração de materiais: rasgar, molhar, experimentar
Rabiscos, diagramas e configurações
Desenhando e narrando
Incentivando outros olhares no período da representação
Exploração de materiais e objetos
Para levar em consideração: técnicas, planejamento, organização do ambiente

Crianças pintando: experiência lúdica com as cores
Sandra Regina Simonis Richter

Cor como ação e paixão da luz
Pintura e conhecimento
A criança e a cor
A criança e a linguagem pictórica
A diversão de ver cores se transformando
Ser um fazedor de cores
Experiência lúdica com cores na Educação Infantil
Escolha e organização dos materiais pictóricos

Da brincadeira de faz de conta
à representação teatral
Vera Lúcia Bertoni dos Santos

Vamos brincar?
Brincadeiras e construção do conhecimento
A imitação e suas fases
De zero a um ano: imitação sem representação
De um a três anos: os primórdios da representação
A evolução do jogo
Jogos de exercício
Jogos simbólicos
Jogos de regras
Jogos em grupo: tipos, exemplos e funções
Jogos de alvo
Corridas
Jogos de percepção e perseguição
Jogos de esconder
Jogos de percepção e adivinhação
Jogos de comandos verbais
Para estruturar a ação pedagógica
Organização espacial e material
As crianças vão ao teatro
O teatrinho
Para concluir

A magia e o encantamento do teatro na infância
Luiz Fernando de Souza

Teatro, educação e vida
O teatro aliado à dramatização dos contos de fada
A expressão corporal da criança
Corpo, expressão e dramatização
Exercícios de expressão corporal, jogos dramáticos, narração de pequenas histórias e encenação
Contos de fadas: a vida é um sonho
“Vamos dar de comer a João e Maria”
Crianças em cena
Artes cênicas e os professores

Música é cantar, dançar, brincar! E tocar também!
Dulcimarta Lemos Lino

O arroz bailarino
Os primeiros sons
A voz
Cante com seus alunos!
Um canto para a música
Confecção de instrumentos musicais
Dicas finais

A dança com alma de criança!
Lisete Arnizaut Machado de Vargas

A dança e o corpo
A dança e o movimento
A dança, o ritmo e a música
A dança e a técnica
A dança, a expressão e a comunicação
A dança e a criatividade
A dança e as relações sociais
A dança na Educação Infantil
Atividades de conhecimento do corpo
Atividades de exploração do espaço
Atividades de exploração de diferentes ritmos
Criando coreografias passo a passo
Concluindo

BNCC

Níveis de Educação

Educação Infantil
Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Temas Abordados

Aprendizagem
Arte-educação
Bebês
Brincadeiras
Dança
Infância
Metodologias
Música
Planejamento
Teatro
Newsletter

Assine nossa newsletter