Estabelecendo relações entre os caminhos da aprendizagem e o Caminho de Santiago vivido pela autora, a obra consolida a teoria de avaliação mediadora que Jussara Hoffmann veio delineando ao longo de vários anos por meio de pesquisas e projetos de extensão em escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio e em programas de formação docente. Apresenta, nesse sentido, cinco princípios norteadores da teoria de avaliação mediadora: 1. novos rumos da avaliação neste século ; 2. outra concepção de tempo em avaliação – contínuo e processual; 3. a multidimensionalidade e indivisibilidade do ato avaliativo; 4. a concepção mediadora e o papel do professor; 5. elaboração de instrumentos de avaliação, de relatórios e portfólios com base na teoria. Trata-se de uma obra de referência no tema, cujos preceitos estão em consonância com as diretrizes legais atuais, tais como a BNCC, e que referendam a concepção de avaliação defendida pela autora em respeito à diversidade do contexto educacional e como compromisso da escola com a educação integral de todos os alunos.