Bebês na escola
0 Avaliações

Bebês na escola: observação, sensibilidade e experiências essenciais


Rosana Rego Cairuga et al. (Orgs.)
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577061051 2ª ed. 240 p. 21 cm x 27 cm

Este livro tem por origem estudos e experiências pedagógicas já realizadas no cotidiano escolar de uma creche, ricamente ilustrado com imagens e fotos reais que dão vida e concretude ao texto. Traz contribuições de vanguarda sobre o trabalho pedagógico com bebês e crianças pequenas, apresentando procedimentos sugeridos na Base Nacional Comum Curricular, tais como o planejamento a partir de experiências essenciais. A primeira parte do livro apresenta reflexões teórico-práticas sobre adaptação de bebês, cuidados com a saúde, educação e qualidade de vida na creche, atuação do educador, concepções de currículo articuladas às diretrizes legais vigentes, entre outras. A segunda traz sugestões sobre a organização de um ambiente adequado aos bebês e à reestruturação de rotinas com exemplos de projetos pedagógicos delineados por campos de experiência. Concluem o livro com orientações sobre a avaliação mediadora na Educação Infantil, a constituição da documentação pedagógica e de portfólios. 
 

R$ 67,00 R$ 60,30 Em até 6x de R$ 10,05 sem juros

Sumário

Apresentação
Bebês na escola: observação, sensibilidade
e experiências essenciais
Rosana Rego Cairuga
Marilene Costa de Castro
Márcia Rosa da Costa 
 
Primeira parte 
 
Fundamentos teóricos sobre a ação educativa
com crianças de zero a três anos 
 
Infância, educação e saúde:
aproximações necessárias no cuidado
com crianças de zero a três anos na escola 
Márcia Rosa da Costa 
A necessária articulação entre diferentes áreas
para olhar a criança em seus primeiros anos de vida 
Práticas de promoção da saúde com bebês e crianças até três anos 
 
Os profissionais que atuam com os bebês
Rosana Rego Cairuga 
A escola como rede de apoio à família do bebê 
O cuidar não existe sem o educar 
A importância dos três primeiros anos para o desenvolvimento 
Por uma nova concepção de escola para bebês 
 
Bebês na escola e o olhar da psicologia 
Giovana de Castro Cavalcante Serafini
Renata Gonçalves Prosdocimi 
A primeira visita das famílias à creche 
A família, o bebê e sua dinâmica 
O período de adaptação 
Apoio aos professores
Acompanhando os pais e/ou responsáveis 
Acompanhando o desenvolvimento dos bebês 
 
A escuta das mães na adaptação dos bebês 
Rosana Rego Cairuga 
A vida dos bebês 
As expectativas das mães no ingresso dos bebês na escola 
As preocupações das mães 
Suavizando o estresse do desapego: uma proposta suficientemente boa
 
Os bebês interrogam o currículo: as múltiplas linguagens na creche 
Maria Carmen Silveira Barbosa 
Sandra Richter 
As múltiplas linguagens dos bebês 
Concepções de currículo em disputa 
Linguagens, narratividades e currículos 
Resgatando as interrogações dos bebês 
 
O bebê e suas relações com o espaço 
Maria da Graça Souza Horn 
 
Segunda parte
Planejando e promovendo experiências essenciais

Desenvolvimento da linguagem do zero aos três anos
Marilene Costa de Castro 
Fase pré-linguística 
Aspectos a serem observados nos bebês por pais e professores 
Fase linguística 
Aspectos a serem observados nas crianças por pais e professores 
Ações educativas sugeridas para o desenvolvimento da linguagem 
Com bebês de até um ano de idade 
Com crianças de um a dois anos 
Com crianças de dois a três anos 
 
Bebês na escola: a organização do ambiente 
Rosana Rego Cairuga 
A organização em áreas temáticas 
Área dos sons e sensações 
Área dos brinquedos 
Área para atividades corporais 
Área recreativa coberta: o solário 
Área do repouso 
Área da alimentação e área da higiene 
Um espaço dedicado aos bebês 
 
Conhecendo a rotina da classe bebê 
Cybelle Caroni 
A chegada na escola e a rotina dos bebês 
O momento da alimentação, da higiene e do sono 
Ouvindo histórias e conversando 
Explorando texturas, tamanhos, pesos, sons 
Brincando fora da sala 
Finalizando a rotina 
Elaborando o álbum de avaliação 
 
Projetos com bebês e crianças até três anos 
Rosana Rego Cairuga 
Trabalhando com projetos 
Os campos de experiência 
O eu e os outros 
O corpo e o movimento 
Os sons, a oralidade e o letramento 
As coisas, o tempo, a natureza 
O espaço, a ordem, a medida 
Mensagens, formas e meios de expressão 
Sobre os procedimentos metodológicos específicos
Exemplos de projetos com bebês 
Projeto 1: Que som é este? 
Projeto 2: Brincarte - brincando e experienciando a arte
Projeto 3: Caixa mágica de objetos, imagens, poesias, músicas e histórias 
Projet 4: Cuidando da natureza e divertindo-se com materiais recicláveis
Concluindo 
Sobre as organizadoras e autoras
 
 

BNCC

Níveis de Educação

Educação Infantil

Temas Abordados

Currículo
Gestão
Metodologias
Nutrição
Planejamento
Portfólios
Projetos
Relatórios de avaliação
Newsletter

Assine nossa newsletter