Avaliar na Educação Infantil é particularmente difícil e encerra várias ambiguidades a começar pela forma de conceber o seu papel e finalidades. Essas questões relacionam-se em parte com a própria evolução histórica da educação da infância, nomeadamente a forma como vem sendo entendida a articulação entre os conceitos de cuidar e educar, ensinar e educar, ensinar e aprender. Será que se pode falar em avaliação de processos e resultados desde EI? Quais são os referenciais teóricos e práticos que fundamentam o processo de avaliação na creche e na pré-escola? Qual o apoio que pode ser oferecido aos profissionais em termos da avaliação das crianças no sentido de que desenvolvam práticas avaliativas em respeito à sua singularidade? Esta publicação reúne textos de renomados educadores de Portugal e do Brasil envolvidos em estudos e pesquisas sobre o tema. Os capítulos do livro compõem um completo panorama do assunto, versando sobre políticas públicas, referenciais teórico-práticos do processo de avaliação; formação inicial e continuada de professores; documentação pedagógica e portfólios na Educação Infantil e nos anos iniciais. Uma discussão atual em perfeita consonância com referenciais teóricos contemporâneos e as diretrizes legais vigentes no país.