Esta obra é um marco representativo no que se refere aos estudos sobre inclusão e escolarização. Reunindo um significativo grupo de estudiosos brasileiros, busca dar ênfase às análises mais atuais sobre a questão, associando-a às mudanças que têm sido implementadas no ensino regular, tanto no Brasil quanto em outros países, como Itália e Alemanha. O que se alcançou até este momento nas escolas? Podemos falar em educação inclusiva? Para que sujeitos? Com que práticas? Para responder a essas e outras questões que fazem parte do cotidiano dos educadores brasileiros, os autores analisam o momento histórico em que vivemos, as diferentes interpretações do termo inclusão, bem como discutem propostas de organização curricular, planejamento e avaliação, pautadas por uma maior flexibilidade, em direção a uma pedagogia que contemple elementos de cooperação e diálogo. Alguns textos versam sobre o trabalho que se vem desenvolvendo em escolas, apresentando cenas do cotidiano, ricos fragmentos de análise e de reflexão para o leitor sobre os contextos escolares e sobre a produção da diferença nesses espaços. Ao favorecer a emergência dessas diversas vozes, diz o Prof. Claudio Baptista, “a intenção foi apostar na pluralidade de perspectivas trazendo um debate atualizado sobre a temática da inclusão”.