Planejamento, práticas e projetos pedagógicos
0 Avaliações

Planejamento, práticas e projetos pedagógicos : na Educação Infantil


Marita Martins Redin et al.
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577060771 4ª ed. 208 p. 17,5 cm x 25 cm

Ao se planejar a ação pedagógica com bebês e crianças é necessário ter em vista a flexibilidade didática necessária para que o inusitado aconteça sem se perder o rumo, ou seja, a intencionalidade educativa e a observação atenta e sensível de cada um deles de forma a favorecer o seu desenvolvimento pleno. Isso significa compartilhar suas histórias de vida, seus sonhos e fantasias, garantir a sua participação no contexto educativo. Esse é o enfoque principal desta publicação, que reúne uma completa orientação sobre planejamento, desenvolvimento de projetos pedagógicos, conteúdos referenciais e posturas pedagógicas com crianças da Educação Infantil. A obra contempla também preciosos relatos de práticas e projetos desenvolvidos por professores em creches e pré-escolas, comentados e analisados em relação ao seu significado e quanto às reações apresentadas por bebês e crianças de diferentes instituições.
 

R$ 68,00 R$ 61,20 Em até 6x de R$ 10,20 sem juros

Sumário

Apresentação
Jussara Hoffmann
Maria Beatriz Gomes da Silva



Planejando na Educação Infantil
com um fio de linha e um pouco de vento
Marita Martins Redin

Planejar para ampliar horizontes, fazer sentido
Planejar para alimentar a ludicidade, a imaginação e a criação
Planejar para dar visibilidade às nossas concepções
Planejar não é determinar caminhos, mas direções
Quebrando rotinas, inventando e explorando outra educação
Para não esquecer!
O cotidiano, um espaço de acontecimentos que valem
a pena ser vividos

Trabalhando com projetos pedagógicos
Maria Carmen Silveira Barbosa

Escola Nova: o nascimento de uma pedagogia de projetos
Algumas ideias que revigoram a teoria de projetos
De programa escolar para a programação escolar
A prática de projetos
Definição do problema
Planejamento do trabalho
Coleta de informações
Organização das informações
Apresentação e comunicação
Alguns critérios para avaliar um projeto
Papel da professora no projeto
Exemplos de projetos com crianças
Projetos com crianças de zero a três anos
Projetos com crianças de quatro anos em diante

Linhas norteadoras em Educação Infantil
Maria Bernadette Castro Rodrigues
Maria Celina Bastos de Amodeo
Leni Vieira Dornelles
Ivany Souza Avila
Maria Isabel Habckost Dalla Zen

Por que linhas norteadoras?
Linhas norteadoras com crianças de zero a um ano
Linhas norteadoras com crianças de um a dois anos
Linhas norteadoras com crianças de dois a quatro anos
Linhas norteadoras com crianças de quatro a seis anos
As representações de criança
A alfabetização e o papel do lúdico
Sobre a literatura infantil: mania de ler... mania de aprender

Atividades, práticas e projetos pedagógicos
com bebês e crianças até quatro anos

Bebês também gostam de histórias
Crianças de quatro a 11 meses
Marcia Luciana Menegat

Ampliando horizontes
Crianças de quatro a 11 meses
Marcia Luciana Menegat

Descobrindo as caixas
Crianças de quatro a 12 meses
Débora Borba Rosa

E os rolos da mamãe?
Crianças de quatro a 12 meses
Débora Borba Rosa

Saco-surpresa
Crianças de quatro a 18 meses
Thayse Reis Branco

Móbiles
Crianças de quatro a 18 meses
Thayse Reis Branco

Conhecendo meu corpo por meio do espelho
Crianças de quatro a 18 meses
Lúcia Helena Kunze Vieira

Vamos guardar os brinquedos?
Crianças de quatro a 18 meses
Lúcia Helena Kunze Vieira

Fazendo música
Crianças de quatro a 18 meses
Cristina Gil de Souza

Brincando com potes e frascos vazios
Crianças de quatro a 18 meses
Cristina Gil de Souza

Na caixa de areia
Crianças de 12 a 18 meses
Adriana Castellanos Pereira

Descobrindo o próprio rosto no espelho
Crianças de 12 a 18 meses
Adriana Castellanos Pereira

Era uma vez
Crianças de um a dois anos
Adriana Calza Caporal

Fazendo barulho
Crianças de um a dois anos
Adriana Calza Caporal

Na hora do lanche
Crianças de um ano e meio a dois anos e meio
Lisiane Selistre Dutra

Iniciando os jogos em grupo
Crianças de um ano e meio a dois anos e meio
Lisiane Selistre Dutra

Conhecendo os instrumentos musicais
Crianças de um ano e meio a dois anos e meio
Denise Dallarosa Queiroz

Saboreando gelatina
Crianças de um ano e meio a dois anos e meio
Denise Dallarosa Queiroz

Brincando de ninar
Crianças de um ano e meio a dois anos e meio
Gilsone Mottola

Passa, passará
Crianças de um ano e meio a dois anos e meio
Gilsone Mottola

Uma grande surpresa
Crianças de dois a dois anos e meio
Cláudia Helena Demartini Costa

Transformando
Crianças de dois a dois anos e meio
Cláudia Helena Demartini Costa

Dia e noite
Crianças de dois a três anos
Simone Volkmer Drafta

Brincando e descobrindo os jogos de regras
Crianças de dois a três anos
Simone Volkmer Drafta


Projetos pedagógicos
com crianças de três a seis anos

O sanduíche da Maricota I
Crianças de três a quatro anos
Simone Pereira Klima

As tartarugas
Crianças de três a quatro anos
Viviane Zinn Severo

O Sanduíche da Maricota II
Crianças de quatro a seis anos
Janice Cristina Sampaio Machado

A toca do coelho
Crianças de quatro a seis anos
Alessandra Toffani Coser

Um elefante incomoda muita gente
Crianças de quatro a seis anos
Mônica Sudbrack Bittelbrunn

Os dinossauros
Crianças de quatro a seis anos
Márjorie Paranhos da Rosa Schenfeld

O álbum da vida
Crianças de quatro a seis anos
Márjorie Paranhos da Rosa Schenfeld

Projeto Sol
Crianças de quatro a seis anos
Marta Quintanilha Gomes

Saco de brinquedos e Jujubalândia
Crianças de quatro a seis anos
Camila Müller Silva

No céu eu vejo
Crianças de quatro a seis anos
Lisiane da Silveira

Pequenos pesquisadores desvendando
os mistérios do Antigo Egito
Crianças de quatro a seis anos
Ana Christina de Azevedo Duarte

Cuidar dos dentes é pra gente pequena
Crianças de quatro a seis anos
Marilei de Mattos


BNCC

Níveis de Educação

Educação Infantil
Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Temas Abordados

Metodologias
Planejamento
Projetos
Newsletter

Assine nossa newsletter