Povos indígenas e educação
0 Avaliações

Povos indígenas e educação


Maria Aparecida Bergamaschi et al. (Orgs.)
Disponibilidade: Indisponível ISBN 9788577060306 2ª ed. 200 p. 17,5 cm x 25 cm

Este grupo de autores se propõe a apresentar e a discutir temas importantes e atuais sobre a vida e a cultura dos indígenas e sobre experiências de organização da educação escolar indígena em algumas regiões do Brasil, cujo teor é o respeito às culturas e os projetos de vida desses povos. Analisam os desafios que eles enfrentam, defendendo a escola como instituição importante e necessária e ressaltando a sua função de contribuir com as lutas mais amplas dos povos indígenas.


 

R$ 52,00 R$ 46,80 Em até 6x de R$ 7,80 sem juros

Sumário

Apresentação
Maria Luisa Merino de Freitas Xavier
Maria Isabel Habckost Dalla Zen

Introdução
Povos indígenas: conhecer para respeitar

Maria Aparecida Bergamaschi

Reconhecimento oficial da autonomia e da sabedoria
dos agentes originários e reorientação
do projeto (inter)nacional brasileiro

José Otávio Catafesto de Souza

Educação escolar indígena e docência:
princípios e normas na legislação em vigor

Iara Tatiana Bonin

Povos indígenas e a Lei nº. 11.645:
(in)visibilidades no ensino da história do Brasil

Juliana Schneider Medeiros

Territórios ameríndios:
espaços de vida nativa no Brasil Meridional

Ana Elisa de Castro Freitas

Contato interétnico e dinâmica sociocultural:
os casos guarani e kaingang

Sergio Baptista da Silva

Uma ponte pênsil sobre o oceano:
a contribuição do pensamento mitológico
kaingang para a humanidade

Rogério Reus Gonçalves da Rosa

Kame e kajru: a dualidade fértil na cosmologia kaingang
Zaqueu Key Claudino

Educação guarani: compartilhando saberes,
construindo conhecimento

Ana Luisa Teixeira de Menezes

O mundo além da "terra à vista”: o lado de cá
do Oceano Atlântico é outra história.

Ângela Ariadne Hofmann

A força da semente: saberes compartilhados
com o povo Guarani.

Jacimara Machado Heckler

Povos indígenas, história, memória e educação
Andréia Rosa da Silva Kurrosch
Fernanda Brabo Souza
Rodrigo Allegretti Venzon

Problematizando representações acerca
dos povos indígenas: uma experiência fundamental

Ludmila Martins Ligório

Literatura infanto-juvenil e a temática indígena:
possibilidades na escola

Gabriela Bonneau Silioni
Luana Barth Gomes
Priscila Ferreira

Da história verdadeira à verdade da ficção
ou de como as narrativas indígenas
vêm se tornando literaturas

Ana Lúcia Liberato Tettamanzy

Semana indígena: ações e reflexões interculturais
na formação de professores

Ana Maria de Barros Petersen
Maria Aparecida Bergamaschi
Simone Valdete dos Santos

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ensino Fundamental - Anos Finais
Educação Infantil

Temas Abordados

Documentação pedagógica
História
História da educação
Inclusão
Políticas públicas
Newsletter

Assine nossa newsletter