Apresentação
Ana Maria de Mattos Guimarães
Cristiane Maria Schnack
Delaine Cafiero Bicalho
Formação inicial, construção de objetos de ensino e transposição didática: do saber ao saber-fazer
Anderson Carnin
Situando a reflexão
A formação de professores e um olhar para sua dimensão didática
O ensino de Língua Portuguesa e a construção de objetos de ensino na formação inicial
Uma análise dos gestos didáticos e de sua relação com o objeto de ensino
Da formulação de tarefas em classe
Encerrando momentaneamente o texto, mas alimentando o diálogo
Ser competente ou estar competente? A docência como uma profissão a ser construída na interação professor e aluno
Rafaela Fetzner Drey
A profissão "professor"
A interação em diferentes teorias: o ensino como uma profissão
A competência do professor: um estado ou um processo?
A multimodalidade na construção da competência profissional docente
A observação da competência docente: os métodos utilizados
A análise multimodal: um momento da aula de Laura
Observando a competência profissional docente na interação:
a multimodalidade como um poderoso recurso para a reconstrução
dos cenários da sala de aula
As narrativas das crianças sob uma perspectiva interacional
Mariléia Sell
Por que estudar narrativas de abuso sexual infantil?
A fala-em-interação como instância de produção do mundo social
As narrativas como ferramentas de significação da experiência
A organização da experiência do abuso através da narrativa
Contribuições e reflexões finais
Comunicação entre escola e família: uma análise interacional de eventos de letramento familiar
Cristiane Maria Schnack
Implicações teórico-metodológicas para a análise da comunicação entre escola e família
O bilhete como potencializador das interações de adultos com crianças: para além da decodificação e do cumprimento da tarefa escolar (caso 1)
A leitura do bilhete como a ratificação do adulto na interlocução com a escola: a busca pela sua decodificação e compreensão (caso 2)
(Re)considerando a comunicação entre escola e família como elo da participação familiar na rotina escolar das crianças
A construção dos enunciados nas provas e nos livros didáticos: implicações para a produção de sentido
patrícia Santos Costa de Resende
Introdução
Concepções de língua, leitura e de ensino de leitura
Avaliação e prova no contexto da escola
Metodologia da pesquisa
O livro didático: gêneros, capacidades, enunciados das questões
As provas parciais do sétimo ano: gêneros, capacidades, enunciados das questões
Considerações finais
Articulação e progressão no ensino de leitura: uma proposta em livros didáticos
Danielle do Amaral Pessoa
Introdução
O ensino da leitura: considerações necessárias
O ensino de leitura: o livro didático e as sequências didáticas
Metodologia
Articulação e progressão no trabalho com a leitura
Considerações finais
Formação de um leitor crítico: o trabalho com a compreensão do gênero carta do leitor em uma coleção didática
Deuzina Elaine Melo Casteluber
Introdução
Ensino de leitura
Metodologia
Descrição e análise da coleção
Textos e atividades de leitura sobre cartas do leitor
Considerações finais
"Tu tens que trabalhar os conteúdos do currículo e usar o novo livro de alemão, não esquece, tá?"
Angélica Prediger
Sobre letramento, gêneros e PDG
Os alunos e o contexto da pesquisa
O projeto Stadtportal: resultados e discussão
Considerações finais
Sobre as organizadoras e os autores