Ser professor é ser pesquisador
0 Avaliações

Ser professor é ser pesquisador


Fernando Becker e Tania B. I. Marques (Orgs.)
Disponibilidade: Indisponível ISBN 9788577060214 3ª ed. 136 p. 16 cm x 23 cm

Com estudos recentes e inovadores sobre as contribuições da teoria de Piaget ao processo pedagógico, os autores defendem que a escola atual exige um professor curioso e pesquisador. Dizem mais: que educar e pesquisar são tarefas complementares que se fecundam mutuamente. O ponto de encontro das duas é a reflexão que permite inventar novas ações educativas. Trazendo exemplos de práticas pedagógicas de professores pesquisadores, convidam a observar e a aprender com as crianças e os jovens sobre seus diferentes jeitos de pensar e agir, trazendo orientações nesse sentido.

R$ 52,00 R$ 46,80 Em até 6x de R$ 7,80 sem juros

Sumário

Introdução
Fernando Becker
Tania B. I. Marques


Ensino e pesquisa: qual a relação?
Fernando Becker

Professor pesquisador no sentido estrito
Professor pesquisador no sentido amplo
Conhecimento-construção
Experiência e transformação
Professor reflexivo

Descobre-se o que existe, inventa-se o que não existe
Rogério de Castro Oliveira


O método clínico-crítico de Jean Piaget
uma aula com Silvia Parrat-Dayan
Vera Lúcia Bertoni dos Santos

O objeto de Piaget: o conhecimento humano
A invenção do bebê como objeto de estudo
Ação e pensamento: o estudo das origens da razão
Teoria e método
Uma crítica às pesquisas posteriores sobre os bebês
O método da aprendizagem: experiências com crianças mais velhas
O pensamento do adulto
Do desejo de aprender e de ensinar

O professor construtivista: um pesquisador em ação
Patrícia Fernanda Carmem Kebach

O que é método clínico?
O professor pesquisador
Os processos de aprendizagem e a criança,
segundo a epistemologia genética
E a pesquisa, o que é?
Conclusões

Professor ou pesquisador?
Tania B. I. Marques

Saber fazer é insuficiente para ensinar
Pesquisar o pensamento do aluno
Egocentrismo e descentração
Pesquisar para descentrar

O professor pesquisador e a liberdade do pensamento
João Alberto da Silva

O engessamento do pensamento
As possibilidades de construção de um professor pesquisador
Considerações finais

A multiplicação para além da tabuada: uma investigação das operações aditivas e multiplicativas
Darli Collares

Algumas lembranças
O método clínico
A organização das propostas
Os resultados dessas investigações
Considerações finais

O papel do professor na construção do pensamento matemático
Clarissa Seligman Golbert

O ensino da matemática em questão
A investigação do professor
Piaget, a epistemologia genética e o ensino da matemática
Antes da noção de número: as experiências de contagem
O pensamento intuitivo e as primeiras representações numéricas
Rumo às operações
Novos desafios matemáticos: o sistema numérico posicional
Para finalizar: as reformulações necessárias

Pesquisa em sala de aula:
da ação pura e simples para um “saber sobre”
Maria Luiza Rheingantz Becker
Stela Maris Vaucher Farias
André Augusto da Fonseca

A educação física na perspectiva da professora Stela
As aulas de história na perspectiva do professor André
A explicação da tomada de consciência
Conclusão

Aprender investigando
Juan Delval

Empirismo e inatismo
O construtivismo
Como se constrói o conhecimento
A formação de representações
A construção das explicações
O caráter social do conhecimento
Formas de aprender
Trabalhar investigando

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Médio
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ensino Fundamental - Anos Finais
Ensino Superior
Educação Infantil

Temas Abordados

Aprendizagem
Construtivismo
Docência
Instrumentos de avaliação
Jean Piaget
Metodologias
Pesquisa em educação
Newsletter

Assine nossa newsletter