Fazendo conjunto com as outras três obras que versam sobre letramento de minorias, esta trata especialmente da alfabetização e do ensino da língua portuguesa como segunda língua para os surdos. Quando se fala em incluir, na escola, crianças e adolescentes cegos, surdos, deficientes mentais ou físicos, a formação profissional deveria ser diferente e/ou especial? A escola e o currículo deveriam ser organizados de forma diferente? Os autores buscam responder essas e outras questões trazendo aos leitores fundamentos teóricos e experiências de inclusão de alunos surdos na Educação Infantil e nos anos iniciais com a presença de Intérpretes de Língua de Sinais em sala de aula e o apoio de outros especialistas; a prática pedagógica do professor surdo em escolas, entre outros temas. O mérito da publicação está em apresentar experiências pedagógicas inéditas de inclusão em escolas brasileiras, contribuindo sobremaneira para a efetivação de propostas pedagógicas semelhantes.
Apresentação
A inclusão escolar bilíngue de alunos surdos:
princípios, breve histórico e perspectivas
Cristina B. F. de Lacerda
Ana Claudia B. Lodi
Desenvolvimento da linguagem de crianças
surdas em língua brasileira de sinais
Ana Claudia B. Lodi
Rosana de Toledo Luciano
O instrutor surdo em uma escola inclusiva bilíngue
Lara Ferreira dos Santos
Taís Margutti do Amaral Gurgel
O papel do intérprete de língua de sinais nos anos iniciais de escolarização
Cristina B. F. de Lacerda
Bruna Mendes Bernardino
Uma proposta inclusiva bilíngue para as crianças menores
Beatriz dos Reis Turetta
Maria Cecília Rafael de Góes
Atuação do professor ouvinte na relação com o aluno surdo:
relato de experiência nos anos iniciais do ensino fundamental
Maria Cecília Carareto Ferreira
Marinês Amália Zampieri
Desafio para a formação de professores: alunos surdos e ouvintes na mesma sala de aula?
Anna Maria Lunardi Padilha
As interações da criança surda no espaço do recreio e sua formação bilíngue
Maria Cecília Rafael de Góes
Renato de Souza Barbeti
Ensino-aprendizagem do português como
segunda língua: um desafio a ser enfrentado
Cristina B. F. de Lacerda
Ana Claudia B. Lodi
Ana Claudia B. Lodi e Cristina B. F. Lacerda (Orgs.)
16 cm x 23 cm
4ª ed. 160 p.